Reduzir consideravelmente os custos e zerar avarias no transporte de cargas. Esses são os resultados já comprovados através do transporte por cabotagem fracionada, criado pela empresa gaúcha LF Transportes e que ocorre através do Tecon Santa Clara, em Triunfo (RS). A modalidade oferece ao cliente uma série de benefícios logísticos com vantagens operacionais, econômicas, ecológicas e sociais.
O sistema logístico criado em 2014 pela LF é inédito, uma revolução na forma de pensar a operação de transportes. A partir de uma parceria com o armador Log-In Logística Intermodal, a transportadora desenvolveu uma solução capaz de potencializar a rentabilidade dos clientes, reduzir o custo do frete e o índice de avarias, além de dar maior assertividade aos prazos de entregas. Afora isso, a modalidade retira boa parte da frota das rodovias, colaborando com a segurança no trânsito, com o meio ambiente e com o aspecto social dos profissionais envolvidos.
Os ganhos da cabotagem fracionada vêm sendo percebidos pelos clientes da LF Transportes e do Tecon Santa Clara. Neste tipo de transporte marítimo, que acontece dentro da costa do próprio país, é possível acomodar pequenos lotes de diferentes mercadorias e empresas, em um mesmo contêiner. Isso permite à transportadora alocar produtos como bebidas, móveis, peças, utilitários, entre outros de forma personalizada e assertiva. De Triunfo, as cargas vão para o Tecon Rio Grande, que leva as mercadorias para os outros portos brasileiros num prazo de tempo um pouco maior na comparação com o rodoviário, mas largamente compensando por seu valor agregado.
Conforme dados obtidos pela transportadora, em 2020 houve uma redução no custo do frete de 15% junto a seus clientes e um percentual ainda mais impactante no índice de avaria: 90%. Outro dado que surpreende é quando se compara a capacidade de carga entre o modal fluvial, rodoviário e ferroviário. Enquanto uma barcaça de 1500 toneladas corresponde a 56 carretas de 26 toneladas cada e a 15 vagões de 100 toneladas cada, um comboio com 15 barcaças (22.500 toneladas) substitui 870 carretas nas estradas e pouco mais de 2 composições com 100 vagões de um trem.
Além disso, a modalidade traz maior assertividade nos prazos de entregas, contribuindo com o planejamento dos estoques das empresas. Quem também agradece é o trânsito e o meio ambiente. O uso da via fluvial se reflete diretamente na redução do desgaste das rodovias e dos índices de acidentes nas estradas, ajudando a diminuir sinistros e roubo de cargas, além de colaborar com a sustentabilidade, permitindo uma menor emissão de poluentes na atmosfera.
A novidade da LF Transportes vem gerando resultados bastante positivos para a própria empresa, que teve, em 2020, um aumento de 60% em seu faturamento devido à cabotagem fracionada. A empresa patenteou o serviço na Argentina e está em processo de obtenção do selo de exclusividade no Brasil, Uruguai e no Paraguai.
Para Flávio Zan, Diretor da LF Transportes, a proposta criada pela empresa significa uma “virada de chave para a cabotagem”. Ele ressalta que, além dos benefícios para a economia e ambientais, outro aspecto importante é a contribuição social promovida pela cabotagem fracionada. “Os motoristas anteriormente demoravam até 22 dias para voltar para casa. Hoje, os contêineres são depositados no mesmo dia, permitindo que este profissional possa voltar para casa para ficar junto à sua família”, explica.
E tudo indica que a modalidade só tenda a crescer. “Temos um cliente de móveis, que iniciou em 2016 conosco através desta matriz o transporte de seus produtos do Rio Grande do Sul para as suas operações no Nordeste, e hoje todas as suas lojas no Ceará são 100% abastecidas desta forma”, conta Zan. “Houve resistência no início, mas perseveramos, mantivemos nossa ideia e estamos indo muito bem, pois sabemos que as empresas estão procurando soluções eficientes e este projeto oferece isso”, finaliza.