Linea: a aposta da Fiat

Se você nunca ouviu falar em "Novo Luxo", vá se preparando para se familiarizar com o termo. Esta é a aposta da Fiat para promover o seu mais novo produto, o Linea, sedan quatro portas que vem para disputar, corpo a corpo, cabeça a cabeça, no páreo em que correm Chevrolet Vectra, Citroën C4 Pallas, Honda Civic, Peugeot 307, Renault Mégane e Toyota Corolla.

E a montadora italiana não colocou nenhum pangaré nesta disputa, muito embora existam os que não o considerem um primor de design. Mas isto acontece com todos os automóveis do mercado, aqui e lá fora.

Pelo contrário, o Linea chega com atributos nem sempre encontrados nos modelos de entrada dos demais: todas as versões (elas são quatro) saem de fábrica com ar-condicionado, air bag, ABS com EBD (que faz a distribuição eletrônica da frenagem, regulando a quantidade de força necessária a cada uma das rodas, de acordo com as condições de rodagem), direção hidráulica, som, travas e vidros elétricos, computador de bordo e bancos traseiros bipartidos, que permitem a ampliação do porta-malas, que tem capacidade para 500 litros.

Dois motores

O Linea é oferecido com duas motorizações: o 1.9 16V, flex, nacional, com 130 cavalos a gasolina e 132 usando álcool, e o 1.4 turbinado, importado da Itália, com 152 cavalos, que só usa gasolina. Eles equipam quatro versões do novo modelo italiano: 1.9 16V, de entrada; 1.9 16V Dualogic, Absolute e T-Jet, o turbo assistido.

As versões Dualogic e Absolute saem de fábrica equipadas com o câmbio Dualogic automático, já usado no Stilo, que permite ao motorista optar por dirigir o carro manualmente, procedendo à troca de marchas. Um simples toque na alavanca muda a forma de cambiar: em apenas 0,7 segundos ele terá a sua escolha de dirigir à disposição. Uma caixa de câmbio convencional está por trás do sistema, cujo conjunto é controlado por uma central eletrônica.

"Novo Luxo"

Ao entrar no Linea "top", o consumidor poderá ficar frustrado com a falta de elementos que "encham os olhos", como grandes painéis digitais, alavancas de câmbio, freio de mão ou outros atrativos. Mas Lélio Ramos, diretor Comercial da Fiat, explica que o carro da marca possui aquilo que ela determinou chamar de "Novo Luxo".

"O Linea – diz Lélio – tem seu luxo na tecnologia embarcada. Ele possui um luxo sem exageros. Um luxo atual, moderno".

Um luxo extra-carro é o cartão de crédito Itaú Platinum, de bandeira MasterCard, que o comprador do Linea poderá receber. Com ele, terá condições de somar até R$ 10 mil em bônus para comprar seu próximo carro Fiat – "um Linea, com certeza", destaca Lélio Ramos.

Para garantir esta fidelidade, a montadora italiana criou o Clube L’Único, que dá garantia de três anos – sem limite de quilometragem – revisões periódicas a cada 15 mil km, e um "Espaço Linea", em todas as lojas da rede Fiat, onde dois profissionais – um de vendas e outro de pós-vendas – estarão sempre à disposição do futuro comprador ou do já proprietário do novo carro da marca.

No cinema

O cinema se antecipou ao lançamento da Fiat, realizado em São Paulo, em grande estilo, no Jockey Club de São Paulo, com direito a show de Roberto Carlos e Caetano Veloso – com brilhante participação do maestro Jaques Morelenbaum – interpretando Antonio Carlos Brasileiro Jobim (Tom Jobim).

O show teve duas apresentações, com a presença de cerca de 1.500 pessoas em cada uma delas. Mas quem tinha visto o filme do brasileiro Fernando Meirelles, Ensaio Sobre a Cegueira, baseado em livro do escritor português Antonio Saramago, já conhecia o carro apresentado na quarta e quinta-feiras passadas. O modelo aparece nas cenas iniciais do filme, quando toda a sua trama começa.

Em sua apresentação, o presidente da Fiat, C. Belini, reforçou a questão levantada pelo seu diretor Comercial, afirmando que a Fiat está redefinindo o que é luxo: é modernidade, é tecnologia.

E complementou dizendo acreditar que a crise na economia mundial, causada pelo setor bancário norte-americano, não vai atrapalhar os planos da empresa no Brasil. "A crise não chegou hoje, o Brasil, já se sabe, está forte e vamos continuar investindo aqui".

15% do segmento

A Fiat pretende vender entre 2.500 e 3 mil Lineas por mês, dentro de um mercado que, no próximo ano, segundo Lélio Ramos, vai somar 220 mil unidades. A marca italiana pretende ficar com 15% deste segmento, onde ela nem sempre foi muito feliz e teve no Marea sua última participação.

Entre os grandes trunfos para alcançar o sucesso neste nicho, além dos itens de série que superam os da concorrência, estão os seus preços: o 1.9 16V, vai custar R$ 60.900; o Dualogic (automático) R$ 63.900; o Absolute, R$ 68.640, e o turbinado T-Jet, R$ 78.900.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br