Foi na edição 2019 da FENATRAN a apresentação da nova linha IVECO Daily 2020, que, segundo a montadora, chega para revolucionar o segmento e se posicionar como “referência” em sua categoria, proporcionando uma nova experiência no transporte de cargas e de passageiros nos grandes centros urbanos do país.
Thiago Carlucci, diretor de Marketing da IVECO para a América do Sul, afirma que o objetivo da marca com a apresentação da nova linha Daily, nas versões chassi-cabine, furgão e minibus, que vai de 3,5 a 7 toneladas, é oferecer ao cliente uma experiência única na gama de produtos leves, com alta tecnologia e um patamar de qualidade de destaque no mercado brasileiro. “Agora, unimos o melhor de dois mundos na nova Daily. Mantivemos a robustez e performance, já reconhecidos e que consagraram o modelo, mas trouxemos um novo patamar de design, segurança e tecnologia para o produto. Nossa ideia é ampliar a participação da montadora no segmento de leves”, complementa o executivo. Atualmente, o segmento de leves representa 16% do total de veículos comerciais rodando no país.
Seguindo o design dos produtos fabricados pela IVECO no mundo, a nova Daily se destaca pela modernidade das linhas da cabine, arrojadas e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. O visual também foi projetado com foco na operação do cliente, o novo para-choque dianteiro é agora tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.
“Já o novo interior foi totalmente pensado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Conforto, organização e funcionalidade se destacam como um conjunto de componentes que colocam a Daily como a melhor opção do segmento”, diz Carlucci.
A versão furgão tem novas dimensões de chassi com aumento do entre-eixos e do comprimento total, com um centro de gravidade e manobrabilidade aprimorados. As mudanças estruturais na versão furgão permitiram novas configurações de metragem cúbica que agora vão de 7,3 a 18 m³.
Novas tecnologias estão à disposição do cliente, mas na versão chassi-cabine a resistência do chassi com longarinas em perfil “C” de 5 mm, e o robusto conjunto suspensivo da Daily, continuam fazendo parte desse modelo.
No quesito consumo de combustível, a tecnologia também se mostra presente. A novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível. “O conjunto torna a nova Daily ainda melhor que a versão anterior, que já era considerada ‘a melhor’ na categoria”, propaga o diretor de Marketing.
Para impulsionar esse campeão de vendas a IVECO mantém a consagrada linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos. São motores modernos, que combinam alta performance com baixo consumo de combustível.
Além de contar com todas as tecnologias disponíveis para as versões de carga, a versão para o transporte de passageiros, Daily Minibus, ganhou novo entre-eixos alinhado com a Daily Furgão, que proporciona melhor dirigibilidade e maior espaço para o conforto dos passageiros. O modelo agora tem vidros laterais colados e ar condicionado no teto com difusores ao longo do salão, melhorando sensivelmente a capacidade de refrigeração e conforto dos passageiros.
Os modelos da nova Daily ganharam novos ‘nomes’: 30-130 ao invés de 30S13, por exemplo.