Em pouco mais de um ano de operação no segmento desde a combinação de negócios com a Locamérica, a Localiza Empresas Pesados avança a passos largos e já conta com mais de 5 mil veículos alugados – entre caminhões de uso urbano, rodoviário e off-road – e cerca de 200 clientes.
“O negócio da Localiza&Co voltado para veículos pesados destaca-se por oferecer uma das frotas mais novas e modernas do mercado ao contabilizar 99% dos caminhões em conformidade com os requisitos mais recentes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P7 e P8), equivalentes ao Euro 5 e 6, e que emitem entre 50% e 80% menos GEE”, diz Marco Túlio, diretor de Pesados da Localiza&Co.
O segmento, estratégico para a L&CO por apresentar alto potencial de expansão, integra o ecossistema de mobilidade da Companhia voltado para empresas – que já oferece soluções como gestão de frota de veículos leves e aluguel corporativo – e a consolida como uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade do mundo, acrescenta Túlio.
De acordo com a FENABRAVE/SENATRAM, a frota pesada circulante no Brasil (dados do 1º semestre/23) estava na faixa de 3,8MM. Ainda, segundo a ABLA, o total de caminhões registrados em nome de locadoras chegou a 35.701 unidades ao fim de 2022. Dessa forma, apenas aproximadamente 0,9% da frota de caminhões é alugada no Brasil.
“O principal desafio que enfrentamos no Brasil ainda é a cultura da posse e não o custo da solução. Por isso, acreditamos que esse percentual vai crescer consideravelmente no Brasil nos próximos 5 anos à medida que os empresários percebam as vantagens em terceirizar a gestão da frota. Essa tendência já começa a se concretizar. Somente em 2022, a oferta de caminhões para locação dobrou por conta da crescente demanda”, destaca o diretor de Pesados da Localiza&Co.
Para competir nesta frente, a empresa aposta em diferenciais competitivos, como disponibilizar a frota mais nova e moderna do mercado e oferecer soluções tecnológicas e personalizadas que se adequam às necessidades específicas de cada cliente, proporcionando eficiência na gestão dos ativos e maximizando a disponibilidade e a produtividade da frota. A estratégia de crescimento também inclui – mas não se limita – a aproximação estratégica com pequenas, médias e grandes empresas que já são clientes da companhia em outras frentes, amplificando a gama de soluções para quem já está “dentro de casa”.
“Uma frota mais nova reduz o tempo que o veículo precisa estar parado para realizar manutenção e reparos, gerando mais produtividade e rentabilidade ao empresário. Além disso, o monitoramento via telemetria promove mais eficiência operacional na medida em que viabiliza o acompanhamento de diversos indicadores em tempo real e possibilita, por exemplo, readequações de rota e equipe”, complementa Túlio. A tecnologia ainda gera relatórios com os quais é possível identificar boas práticas e pontos a melhorar.
Centralidade no cliente como diferencial competitivo
Pesquisa de 2022 realizada pela SAE Brasil mostra que mais de 40% dos empresários que precisam manter uma frota não querem se preocupar com processos como aquisição, documentação, manutenção e desativação do veículo. O estudo também aponta que mais de 30% entende que terceirizar a gestão da frota proporciona maior fluxo de caixa e de capital – que não fica alocado no bem – para investir no negócio. Pesados Localiza responde a essas demandas em todo o ciclo do ativo, desde a aquisição até a desativação do veículo.
“Pautamos a nossa entrega nas necessidades do cliente. Sabemos que grande parte dos empresários prefere focar na evolução do seu negócio e não gastar tempo com os processos burocráticos e logísticos que envolvem a gestão de uma frota. Por isso, um dos nossos diferenciais é entregar soluções que excluam essas tarefas do seu dia a dia, permitindo que concentre esforços no crescimento do negócio, deixando a gestão da frota nas mãos da L&CO, especialista no tema”, finaliza Túlio.