Há três anos no mercado brasileiro, a plataforma digital para solicitação de entregas expressas Loggi lançou recentemente o LoggiPresto, serviço que integra delivery com pagamentos. Além de alcançar um novo mercado, a startup pretende revolucionar o segmento com uma solução “on-demand” que simplifica a operação logística dos restaurantes. O serviço já conta com clientes como Lanchonete da Cidade, Baccio di Latte e Ambev e pretende atingir 350 estabelecimentos em São Paulo até o final deste ano.
“Existe uma oportunidade enorme para o mercado de delivery crescer, mas para isso acontecer a operação logística precisa ser simplificada e otimizada, principalmente na gestão dos entregadores e pagamentos. Para quem não tiver ou quiser crescer uma operação de delivery, vamos solucionar estes pontos e ainda oferecer uma experiência capaz de encantar os consumidores finais pela agilidade e acompanhamento em tempo real dos pedidos”, afirma Fabien Mendez, CEO da Loggi.
O novo serviço faz parte da estratégia de diversificação da startup, que atualmente conecta motoboys a empresas, e-commerces e pessoas físicas, facilitando a entrega de produtos e documentos. Nestes dois segmentos, a Loggi já conta com uma carteira de mais de 10 mil clientes, como Google, Netshoes, Dafiti, Atlas Schindler, entre outros.
Apesar da atual crise no Brasil, o LoggiPresto representa mais uma iniciativa da Loggi para continuar com seu crescimento em ritmo acelerado, ignorando a tendência de contração percebida nas empresas do país. Com o lançamento, a empresa prevê 600% de crescimento em faturamento em comparação ao ano anterior, atingindo um volume total de 50 mil entregas por dia e 5 mil entregadores cadastrados.
A expansão é apoiada pela terceira rodada de investimentos recebida em Agosto de 2015, que contabilizou R$ 50 milhões de três fundos de capital de risco – Dragoneer Investment Group, Monashees Capital, Qualcomm Ventures (Series B) e Iporanga Investments.
Foco na experiência | O serviço foi desenhado para gerar benefícios e uma experiência superior para estabelecimentos, consumidores e entregadores. Neste sentido, os restaurantes poderão pedir um mensageiro pelo site da Loggi de acordo com a demanda, sem a necessidade de gerir um time fixo de mensageiros e alugar máquinas de cartão, o que simplifica a operação e reduz custos. Além disso, o estabelecimento possui total controle da operação: desde um mapa das entregas em tempo real até um dashboard completo com informações gerenciais.
“Para nós, o serviço de delivery ideal é aquele que consegue resolver tanto os desafios diários de logística internos, como também consegue criar uma experiência surpreendente para os nossos clientes. E o LoggiPresto reúne essas duas qualidades de um jeito muito efiiente”, diz Lapo Lazzati, do Bacio di Latte.
Para participar do encantamento do consumidor final, o sistema da Loggi envia SMSs durante o processo de entrega: quando o motoboy sair do restaurante, recebe um primeiro SMS informando tempo de entrega e um link para rastrear o mensageiro em tempo real. Depois, quando o motoboy estiver a dois minutos de chegar, é enviado outro SMS avisando que pode descer.
“No caso dos restaurantes é comum que os clientes estejam um pouco ansiosos para receber o pedido, e sistema da Loggi, oferecendo total transparência e rapidez, vai transformar ansiedade em encantamento. Percebemos no nosso piloto que a satisfação geral dos clientes melhora e, consequentemente, há mais fidelização”, diz Fabien.
Além disso, a empresa disponibiliza um serviço de atendimento ao cliente 100% humanizado, assegurando assim mais qualidade no serviço.
Motoboy do futuro
Além de legalizados, os mensageiros cadastrados pela Loggi são equipados com smartphone, uma máquina de leitor de cartões e um baú exclusivo para garantir uma entrega mais ágil e eficiente. Para garantir que a comida chegue mais quente e sem mexer, a Loggi desenvolveu um baú com sistema de amortecimento de impactos e proteção térmica avançada, sendo que a tecnologia está em processo de patenteamento.
Já o leitor de cartões de débito e crédito com conexão via bluetooth evita que os entregadores tenham que retornar ao restaurante para devolver a máquina e ainda reduz a necessidade do estabelecimento de alugar muitas maquininhas. O sistema de pagamento é operado pela Zoop, que possui infraestrutura de segurança de nível internacional, tanto na captura das transações como no processamento.
Além disso, o serviço é mais uma opção de entregas em momentos nos quais os outros segmentos atendidos pela Loggi costumam ter demanda menor, como o horário do almoço e o período pós-expediente. Como resultado, os entregadores possuem têm uma nova alternativa para fazer entregas, aumentando a oferta de trabalho.