Muitas cores, estampas elaboradas e coleções que chamam a atenção pela personalidade. Assim é a Maria Filó, marca que nasceu com uma loja no Rio de Janeiro em 1997 e que hoje conta com 65 unidades em todo o Brasil. Parceira da Linx desde 2009, época em que a Maria Filó optou por migrar seu ERP para uma solução completa da especialista em software de gestão, a empresa hoje comemora diversos ganhos com a decisão, entre eles maior agilidade em seu processo logístico no Centro de Distribuição.
De acordo com Sergio Osório, consultor de Ti da Maria Filó, antes da empresa optar pelo Linx ERP eles contavam com uma solução híbrida, parte dela implementada pela Quadrant, empresa adquirida pela Linx em 2008. “Nosso sistema de gestão era muito focado na área comercial e não era completo. Em determinado momento ele passou a não nos atender da maneira que precisávamos, então decidimos migrar para a Linx”, conta Osório. Isso aconteceu no final de 2009, um trabalho que foi finalizado em fevereiro de 2010. “Em poucos meses nossas 18 lojas na época estavam todas integradas com o Linx ERP”, conta o consultor de Ti da Maria Filó.
Passada esta fase, a Maria Filó decidiu dar o próximo passo. “Decidimos migrar todas as nossas franquias, que na época somavam 36 unidades, de Quadrant para Linx”, conta Osório. Com isso, todo o controle dos estoques e a distribuição foram centralizados em uma única ferramenta. “Isso nos ajudou muito, principalmente quando aumentamos nosso volume de fabricação própria, o que aconteceu entre 2012 e 2013”, conta o executivo. Ainda de acordo com ele, o principal ganho com o Linx ERP é que ele possibilita a visibilidade de todo o sistema de gestão, incluindo o trabalho administrativo, financeiro, a contabilidade, a logística, entre outros. “Antes tínhamos a necessidade de contratar terceiros para realizar algumas dessas tarefas. Hoje os controles são mais rigorosos e feitos totalmente dentro de casa. Esse resultado é fruto de uma parceria muito forte que sempre existiu entre nossa empresa e a Linx”, afirma.
Entre o final de 2014 e início de 2015 o relacionamento entre as duas empresas possibilitou mais um importante avanço: o desenvolvimento e implementação de um sistema WMS para endereçamento dos estoques por linhas de produtos dentro do Centro de Distribuição da empresa. “Por meio dessa ferramenta nós conseguimos dobrar nossa performance na separação de produtos, passando para 10 mil itens por dia. Antes fazíamos um terço disso”, explica Marcelo Rego, gerente de logística da Maria Filó. Trabalhando atualmente com capacidade nominal de 100 mil itens no Centro de Distribuição, ele explica que o sistema facilita a localização dos produtos no estoque, diminuindo o tempo em que cada funcionário percorre diariamente e auxilia na separação dos itens por clientes. “O resultado disso tudo é o aumento da produtividade, o que impacta na satisfação dos nossos clientes”, diz o gerente de logística da Maria Filó.