VLI amplia uso de energia solar em ferrovias
A VLI (Fone: 31 8414.6052), empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, vem implantando iniciativas que visam ampliar a utilização de energia solar nas atividades que desenvolve em todo o país. Atualmente, a área de engenharia da companhia monitora os resultados de projetos que empregam essa tecnologia em sistemas de iluminação de pátios – trechos onde são realizadas manobras com trens. Além disso, os profissionais do setor trabalham na construção de novos equipamentos de sinalização de campo que possuam painéis fotovoltaicos acoplados. No fim do ano passado, a empresa concluiu a implantação de sistemas de aproveitamento de energia solar em dois pátios de manobras. Na cidade de Contagem, MG, por onde passa a Ferrovia Centro–Atlântica (FCA), foram instalados novos postes em uma extensão de 400 metros às margens das linhas. As estruturas têm painéis fotovoltaicos, além de controlador de carga, bateria e luminária LED. Os componentes do sistema estão aptos a alimentar a luminária LED de cada estrutura por até 12 horas consecutivas. Outro projeto similar na Ferrovia Norte-Sul (FNS) também já apresenta resultados positivos. Em um trecho de dois quilômetros no pátio de Açailândia, MA, foram instalados postes que possibilitam a iluminação durante o período noturno por meio de um sistema de aplicação de energia solar. A tecnologia representa uma alternativa sustentável e eficaz por diversos fatores. Não há liberação de resíduos ou gases poluentes durante a produção da energia solar, que também é uma fonte renovável. Além disso, os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em áreas remotas, onde não se tem acesso a redes de energia convencional. A viabilidade de aplicação da tecnologia em locais isolados também foi um dos fatores que impulsionaram outros projetos da VLI. A empresa utiliza a energia solar em três equipamentos de sinalização de campo: Máquina de Chave de Mola (MCM), Detector de Descarrilamento (DDC) e Detector de Cauda Automático (DCA). Atualmente, existem cerca de 2.800 unidades desses aparelhos em funcionamento ao longo da FCA e da FNS, ferrovias controladas pela companhia.
Rossetti implanta reuso de água na unidade de Itaquaquecetuba, SP
Fabricante de implementos rodoviários, a Rossetti Equipamentos Rodoviários (Fone: 11 2191.0900) implantou uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na unidade fabril de Itaquaquecetuba, SP, para atender o lavador de peças. Dessa forma, toda a água usada na lavagem dos equipamentos está sendo tratada e reutilizada no mesmo processo. A ETAR faz o chamado tratamento físico-químico do efluente. Ou seja, por meio da adição de produtos químicos, a água é tratada e pode ser reutilizada. Em determinado momento do processo, essa água fica saturada de produtos químicos e precisa ser descartada. Quando isso ocorre, o efluente já está atendendo a todos os parâmetros de lançamento exigidos por lei ambiental.
Deicmar tem certificações renovadas
A Deicmar (Fone: 13 3131.1033) – que atua na operação portuária, transporte e armazenagem de cargas gerais – acaba de receber a recomendação para recertificação das normas ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. A empresa certificadora destacou o compromisso dos colaboradores da companhia e prestadores de serviço com o cumprimento das normas. A ISO 14001 define padrões para o estabelecimento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), visando a prevenção de impactos ambientais, redução no uso de recursos naturais e implementação de melhorias contínuas. Já a norma OHSAS 18001 determina padrões para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, a partir da identificação e prevenção de riscos e busca de possíveis melhorias no desempenho geral dos colaboradores.
TNT aposta em novas soluções e gestão de transporte para reduzir impactos ambientais
Considerando o impacto ambiental de suas operações, a TNT Brasil (Fone: 11 2402.4098) busca constantemente otimizar suas operações, seja com novas práticas ou com medidas para melhorar a gestão de sua frota. Em 2015 a companhia iniciou a implantação de dois projetos pilotos: as entregas e coletas realizadas por meio de bicicletas na unidade Canindé, SP, utilizando as ciclovias do centro da capital paulista; e o transporte de mercadorias dentro do Shopping dos Calçados em Jaú, SP, que é realizado com um carro elétrico operado por controle remoto. Desde 2014, a empresa já faz coletas e entregas em regiões com grande concentração de escritórios com portadores a pé, ou usando transportes de massa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. “O projeto das bicicletas e do carro elétrico, respectivamente implementados em março e abril deste ano, têm melhorado a produtividade das unidades com excelente aceitação dos clientes e funcionários. Por isso, estamos estudando novas oportunidades para continuarmos esse desenvolvimento, que tem dado certo”, conta Cristiano Koga, diretor Corporativo da TNT. Além dos projetos, a transportadora atualizou em 2014 seu Plano Estratégico, prevendo novos aportes para a gestão de sua frota. Um deles, que totalizou R$ 39 milhões, incluiu a aquisição de 237 novos veículos, entre carretas, cavalos e VUC´s, tanto para transferência (viagens) como para coleta/distribuição das operações nacionais. A nova frota deverá estar totalmente operacional em cinco anos e, com uma maior disponibilidade de operação dos veículos, trará uma redução de 1.943 toneladas anuais nas emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
O transporte de cargas internacionais, por meio da unidade de negócios TNT Express, também recebeu R$ 1,3 milhão de investimento para renovação de 58% da frota, o que reduziu o impacto ambiental das operações em 25%.
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