Logística e Meio Ambiente – Logweb – 14 setembro de 2015

Auditoria atesta conformidade da BTP com a gestão ambiental

A Brasil Terminal Portuário – BTP (Fone: 13 3229.4040) está atuando de acordo com a resolução nº 306, de 2002, estabelecida pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), segundo o relatório final de auditoria ambiental independente. Os requisitos integrantes da Conama 306/2002 englobam a avaliação dos sistemas de gestão e controle ambiental nos portos organizados e instalações portuárias do país, buscando o cumprimento das exigências previstas na licença de operação. Além do monitoramento de águas superficiais, efluentes, resíduos e armazenamento adequado de cargas perigosas, os auditores avaliaram a aplicação dos princípios previstos na Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da companhia. Foram identificados pontos de melhoria nos processos, que serão incorporados pelo terminal.

 

Armazém da Dow e Log-In ganha certificação sustentável

O Armazém Verde, uma parceria que uniu a Dow (Fone: 0800 047.4714) e a Log-In (Fone: 11 2196.6884), recebeu o selo GOLD pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), se tornando o primeiro armazém químico com a certificação no Brasil. O armazém começou a ser construído no fim de 2013 e foi inaugurado em julho de 2014, na unidade fabril da Dow no Guarujá, SP, e contou com a parceria da Incorporadora Alianza (Fone: 11 3073.1516) e da Brenv (Fone: 11 3296.4021), empresas especializadas em projetos imobiliários feitos sob medida (built to suit) para atender às demandas de grandes empresas. A implementação de conceitos de baixo impacto ambiental, estabelecidos desde o planejamento, e o uso de soluções sustentáveis pela Dow garantiram a certificação. O espaço possui 5.500 m², com capacidade para 5.000 posições-palete de carga seca, o que representa um volume aproximado de 4.000 toneladas de produtos. No armazém há redução de mais de 40% no consumo de água, com o uso de dispositivos economizadores de água potável e por meio de coleta de águas pluviais que são usadas na operação das fábricas e em vasos sanitários e mictórios. A redução de 13% do consumo de energia é fruto da instalação de sistemas de iluminação e refrigeração automatizados e com alta eficiência energética. O aquecimento de água é feito por energia solar. Com o uso do Dow Telhado Branco, revestimento impermeabilizante, é possível diminuir os efeitos das ilhas de calor por meio do seu alto índice de refletância. Todos os materiais utilizados na construção foram triados e encaminhados para reciclagem ou para reaproveitamento na obra; 11,34% dos materiais utilizados tinham conteúdo reciclado. O espaço também tem pisos nivelados a laser e com sistema protendido – que garante maior resistência e redução de gastos com recuperação de juntas –, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto própria, que tratará 1.600 litros de esgoto por dia para prover água para fins industriais nas plantas da Dow no local.

 

Fibria desenvolve projeto de carroceria para caminhões com benefícios ambientais

Fruto de três anos de estudos e pesquisas, um projeto de carroceria para caminhões tritrens da Fibria (Fone: 11 2138.4000) otimiza o transporte de madeira com o aumento de 19% de volume por viagem. Com o aumento de capacidade, há a economia de combustível, diminuindo a emissão de gases que provocam o efeito estufa. O novo modelo de carroceria para tritrens foi desenvolvido e patenteado pela Fibria, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os estudos tiveram início em 2009 e foram concluídos em outubro de 2013. O diferencial da nova carroceria está na estrutura de aço, que teve a sua composição reduzida em seis toneladas e tem mais resistência. O design foi alterado, houve o rebaixamento da altura do pescoço e foram utilizados materiais metálicos mais leves na construção da carroceria. “Buscamos otimizar a eficiência para transportar mais volume sem aumentar a frota e os custos, além de minimizar os impactos ao ambiente. Dessa forma, procuramos novas alternativas alinhadas a estudos e testes que resultaram na construção de um veículo mais leve, e com aumento no volume transportado de madeira por viagem”, explica Marcelo Claus, consultor de Operações Florestais. A unidade paulista da companhia, em Jacareí, SP, foi a primeira a testar o novo modelo que começou a ser implantado em outras unidades. Em Mato Grosso do Sul, toda a frota está operando com a nova capacidade de transporte. A unidade de Aracruz, ES, também já usa o modelo.

 

HTR recebe certificação SASSMAQ

A HTR Logística (Fone: 92 2129.1900) acaba de conquistar a Certificação SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade. Com isso, a empresa do Grupo Chibatão – responsável por 80% da movimentação de cargas do Amazonas –, amplia seu desempenho na prestação dos serviços de transporte de produtos químicos nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade. Durante o processo de verificação para a certificação foram avaliados os elementos centrais, compostos pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa, e os elementos específicos, como os serviços oferecidos pela estrutura operacional. A HTR, criada há quatro anos, realiza 1.600 movimentações por mês, em média. Dos 60 cavalos mecânicos em operação na transportadora, cinco são dedicados exclusivamente às cargas químicas e perigosas.