O segundo semestre de 2022 vai marcar a vida dos consumidores brasileiros com alguns acontecimentos: eleições, copa do mundo e Black Friday. Coincidentemente, a estreia do Brasil na copa acontece dia 24 de novembro e a Black Friday, dia 25. Tendo isso em vista, as empresas e marcas estão tentando prever o comportamento dos compradores e mapear se a compatibilidade de datas será um risco ou oportunidade para a economia brasileira.
Estudo do Google indicou que 86% dos brasileiros pretendem acompanhar a Copa do Mundo, consequentemente, perto do período do evento, haverá um aumento do interesse do público por aparelhos de televisão. “Ainda não sabemos como estará o poder de compra do brasileiro, mas se tem uma tendência clara é que o consumidor está pensando melhor sobre seu consumo. E, por conta dos descontos da BF, muita gente monitora a evolução dos preços e atratividade das ofertas”, opina Juliana Lopes, head de marketing da RoutEasy, startup que oferece soluções de roteirização, gestão e orquestração de logística.
Há quem sugira mudar a data da Black Friday por conta da Copa: o mesmo estudo do Google indicou que 57% dos consumidores acham que o evento de compras e descontos deve ser antecipado. De qualquer forma, a BF encontra um consumidor com o bolso apertado, com o orçamento comprometido e sentindo o impacto da inflação, independentemente do resultado das eleições de outubro. 45% dos consumidores concordam que é essencial decidir de forma mais consciente quais produtos e serviços comprar, tendo mais clareza do que realmente desejam.
“Nesse sentido, existe um fator primordial para o sucesso do cliente após sua decisão de compra de um determinado produto na Black Friday: um processo eficiente de logística. As marcas não somente precisam se importar com o pré e durante venda no período de descontos, mas também em garantir a satisfação do cliente com a entrega do produto adquirido”, pontua Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy.
A startup automatiza a roteirização logística de companhias como Shopee, GPA, Magalu e MercadoLivre, algumas das marcas que fazem mais sucesso na Black Friday. Por meio de um software próprio que utiliza tecnologia e inteligência artificial para aumentar a performance de fluxos de trabalho e garantir entregas dentro do prazo e com o menor custo .
Para esse evento tão importante para o calendário do consumidor, outro serviço que pode ser essencial para suprir as necessidades do consumidor 4.0 são as entregas no mesmo dia. Para isso, a RoutEasy possui um módulo que permite same day delivery para grandes empresas com alta demanda e diferentes centros de distribuição, o Maestro. A tecnologia utiliza inteligência artificial e machine learning para orquestrar a logística e possibilitar, desta forma, entregas ágeis e eficientes. “Para além da Black Friday, contar com parceiros de logística que apostam em tecnologia e automatização é peça-chave para o sucesso de muitas marcas e e-commerces”, finaliza Reina.