Em 2023, o setor de logística chegou a ser considerado um dos que mais emprega no Brasil. Para o primeiro trimestre de 2024, a previsão é de um crescimento de 29% nas contratações pelas empresas do segmento. Não é à toa que cada vez mais as instituições de ensino estão oferecendo cursos livres, de graduação e pós-graduação voltados a este mercado. No entanto, apesar do cenário positivo e promissor, há uma área, inserida nos serviços de transporte, distribuição e armazenagem de produtos, ainda carente de profissionais especializados: a logística farmacêutica. A principal causa é a necessidade de um alto nível de especialização, devido à natureza sensível e regulamentada das cargas a serem manipuladas, garante a Temp Log, empresa experiente na indústria farmacêutica.
“As especificidades vão desde o armazenamento sob condições controladas até o transporte que requer cuidados especiais para garantir a integridade dos produtos. Embora tenham crescido as disciplinas para capacitação da logística farmacêutica, principalmente com o período pandêmico, muitos abordam o setor de forma mais ampla, sem se aprofundar nas peculiaridades da logística farmacêutica. Isso cria um desafio para as empresas como a nossa, que necessitam de profissionais com um entendimento profundo e especializado nesta área”, destacou o diretor comercial da Temp Log, Ricardo Canteras.
Segundo ele, grande parte dos candidatos à disposição são “formados” pelo próprio mercado e acabam se qualificando quando começam a atuar em empresas deste perfil. A Temp Log, inclusive, por ser uma das pioneiras neste nicho, é considerada uma escola e uma vitrine, onde são formados excelentes funcionários. A Operadora Logística conta com um calendário interno de treinamento robusto, fundamental para manter a equipe qualificada e atualizada com as melhores práticas do setor, atendendo assim às demandas e exigências dos clientes. O programa envolve, além dos colaboradores, toda a rede de Agentes Regionais.
“A eficácia do programa é constantemente analisada através de feedbacks e ajustes entre nossas áreas de Recursos Humanos e Qualidade, responsáveis pela matriz de treinamentos. A equipe interna é avaliada pelas competências técnicas e comportamentais duas vezes ao ano e a bonificação é atrelada às suas performances. Já os Agentes Regionais são avaliados mensalmente. Os três que mais se destacaram no cumprimento de toda a gestão regulatória e comprometimento com a eficácia também são bonificados”, mencionou Canteras.
Para atuar na Temp Log, é preciso atender alguns requisitos que variam conforme o cargo. O conhecimento técnico ganha destaque nas posições que exigem habilidades específicas, como gestão de estoque, operações de armazém e transporte. A experiência anterior na área de logística farmacêutica também é considerada relevante. “O ponto mais relevante em nossas contratações está nas habilidades e nos valores que essas pessoas carregam. Apreciamos uma comunicação eficaz, o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas”, finalizou o diretor.