Realizada em novo local, no Centro de Exposições Expoville, em Joinville, no período de 23 a 25 de outubro último, e já em sua quinta edição, a Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal foi um grande sucesso e se consolidou, também como a segunda maior Feira do setor no Brasil.
O evento, realizado pela Zoom Feiras e Eventos (Fone: 49 3361.9200), e que teve a Logweb como parceira comercial, mídia oficial e responsável pela realização do Catálogo Oficial, reuniu um público altamente qualificado e bastante interessado no que foi apresentado.
Afinal, o mercado catarinense oferece excelentes oportunidades e possui enorme potencial de expansão e, também devido ao seu papel de destaque na economia da região Sul, possibilitou a consolidação desta importante feira para o setor logístico no Brasil.
O evento, que também já é considerado o segundo maior do Brasil no segmento, contou com a forte presença de grandes players, reunindo mais de 80 marcas, dentre elas a Zurich Airport – controlador da operadora Floripa Airport, Hamburg Süd e Aliança Navegação e Logística, Infraero, PAC Log, Porto Itapoá, Arteris – Litoral Sul e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Mais de 12 mil pessoas visitaram os estandes e participaram das palestras ao longo dos três dias de evento.
De acordo com a organização, todas as expectativas iniciais foram superadas. “A região é responsável por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense e responde por 32% das exportações e 26% das importações do Estado, envolvendo os portos catarinenses – Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul – e os terminais de uso privado Porto Itapoá e Portonave – Terminal Portuário Navegantes, movimentando uma corrente de comércio de US$ 9,404 bilhões, conforme dados registrados entre janeiro e junho deste ano. E é neste cenário que a Logistique se consolida, abraçando todos os players envolvidos no processo logístico, discutindo assuntos relevantes para o crescimento do setor e incentivando a geração de negócios”, destaca Leonardo Rinaldi, diretor do evento.
Para o prefeito de Joinville, Udo Döhler, a escolha da cidade para sediar a feira no ponto de vista logístico não poderia ter ocorrido em melhor hora. “Joinville está posicionada estrategicamente junto a portos aeroportos, além de ser servida por importantes rodovias. Diante do que encontramos aqui posso dizer que Joinville está preparado para novas edições do evento, com certeza, bem maiores que esta primeira edição.”
A localização estratégica de Joinville e o potencial de Santa Catarina são também destacados pelo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antônio Claret de Oliveira. “Iniciativas como esta, de trazer um evento do porte da Logistique para Joinville, abre a possibilidade da integração e promoção da sinergia entre as logísticas rodoviária, portuária, ferroviária e aeroviária.”.
Luís Cláudio Ravanelli Ferreira, diretor administrativo-financeiro da Logweb, lembra que a Editora, enquanto expositor, obteve um reconhecimento muito grande do mercado. “Muitos foram os representantes de empresas de vários segmentos que nos procuraram para angariar maior conhecimento sobre os nossos produtos, bem como para estabelecer relações comerciais importantes que trarão significativos frutos para ambas as partes.”
Ferreira também destaca que pode observar que a Logistique, mudando para este novo centro, Joinville, trouxe a reboque grandes marcas e, consigo, a atenção de toda a região, com uma visitação de qualidade superior às encontradas nas feiras nos dias de hoje. “Ouvimos, ‘in loco’, os depoimentos de muitos outros expositores demonstrando satisfação com os resultados alcançados com esta edição da Logistique/Joinville.”
Sobre a parceria da Logweb com a Zoom Eventos, promotora da feira, Ferreira acrescenta que significa a união de forças de duas empresas com expertises em seus segmentos e que se complementam perfeitamente, originando um produto de alta qualidade. “Para as próximas edições, depois do sucesso da edição deste ano, o que se espera é um crescimento em larga escala em todos os aspectos que envolvem este empreendimento”, completa.
A edição 2019 da Logistique já está confirmada para os dias 27 a 29 de agosto, na Expoville. “Já desenhamos a estrutura para um aumento de 120% no número de expositores e saímos desta edição com mais de 90% dos estandes renovados”, destaca Rinaldi.
Veja a seguir os depoimentos de alguns dos expositores. Eles falam sobre os resultados alcançados no evento e sobre o que foi mostrado.
Dotse
Na Logistique 2018, a Dotse Desenvolvimento e Comércio de Softwares (Fone: 49 3324.1430) apresentou o DotTransporter, um software já reconhecido no mercado. “Como novidade para a feira buscamos apresentar a integração do software desktop com a versão mobile e com o DotBSC, um software de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas, aumentando ainda mais a agilidade nos processos das transportadoras. Buscamos integrar o DotTransporter com outras plataformas, para que transportadoras de médio a grande porte possam tomar decisões mais inteligentes e concretas, agilizando seus processos e potencializando seus serviços”, explica Rodrigo Holl, gerente de projetos.
Ele também informa que durante o evento receberam aproximadamente 500 visitantes e, destes, 30% qualificados e 5% em negócios entabulados. “Nossas expectativas foram superadas durante a feira, houve grande interesse dos visitantes em relação aos produtos e serviços apresentados. Tanto que há intenção, de nossa parte, de participar da próxima edição do evento. Afinal, se trata da segunda maior feira de logística do pais, reunindo as principais empresas do setor, atraindo público altamente qualificado e gerando bons negócios”, completa Holl.
Capo Tecnologia
Os destaques da Capo Tecnologia e Serviços de Engenharia (Fone: 47 3634.0017) foram os sistemas de carga de piso móvel, com o lançamento do loader para contêineres. “Por ser uma feira também focada na área portuária, tivemos bastante interesse neste lançamento, que é um sistema para estufar contêineres em três minutos”, conta o diretor, Carlos Pericas.
Ainda segundo ele, pelo menos 75% dos visitantes que passaram pela frente do estande da empresa pegaram folders e mais informações sobre os produtos, ou seja, ficaram interessados na tecnologia de carga e descarga de caminhões automatizados por piso móvel. “Tivemos aproximadamente 70 leads e neste momento quatro oportunidades em negociação”, completa Pericas, destacando que a empresa tem interesse em participar da próxima edição da Logistique.
A52 Softwares
“Acreditamos ter recebido a visita de pelo menos 40 empresas nos três dias de feira, e nossas expectativas foram superadas. Além do interesse em nossos produtos, possibilidades de novos projetos foram abertas, inclusive com o nosso pós-feira bem movimentado em função desses novos contatos.”
A comemoração é de Ubiratã Pereira, diretor comercial da A52 Softwares Inteligentes (Fone: 49 3444.7676). “E já estamos analisando o espaço para o próximo ano. Termos identificado novas necessidades e, principalmente, a possibilidade de fornecer produtos para modais aos quais não estamos habituados, nos encoraja a querer estar na próxima edição com produtos novos e exclusivos”, completa Pereira.
A empresa apresentou, durante o evento, softwares para o controle de jornada de trabalho dos colaboradores e, também, para a gestão do desempenho de frotas, com ênfase no controle de tempos de trajeto e tempo em carga e descarga, eficiência de temperatura, disponibilidade de equipamentos, etc. Tudo para que a torre de controle identifique possíveis perdas e trabalhe com o máximo de otimização.
LogComex
No caso específico da LogComex Tecnologia e Logística Internacional (Fone: 41 4042.0662), foram 180 visitantes que geraram 80 leads qualificados e 15 reuniões com potencial de fechamento de negócios. “Temos interesse em participar da próxima edição da feira principalmente para fortalecer a marca perante importadores”, diz Helmuth Hofstatter. Ele é CEO da LogComex, uma startup que transforma dados em inteligência através da automação para a cadeia logística internacional. Na feira lançou um novo módulo da sua plataforma, o Tracking Real Time.
Grupo TGA
Por ser a primeira vez que o Grupo TGA (Fone: 11 3464.8181) participou de algo como a Logistique 2018, o balanço parcial do evento foi excelente. “Tivemos mais visitantes do que o esperado em nosso estande, muitos deles qualificados – clientes, prospects, potenciais fornecedores de tecnologia, estudantes e parceiros. Alinhavamos bons negócios, especialmente no que se refere a cargas de projeto para o Mercosul e transporte nacional de carga fracionada entre nossas rotas SPxSul do BrasilxSP. Dos serviços que mais geraram interesse pelos visitantes foram as nossas Rotas 72Horas, do Brasil-Argentina/Brasil-Paraguai e Brasil-Uruguai, com o menor transit time do mercado, frota jovem e sem transbordo, terminais próprios na origem e nos destinos e segurança 25 horas; e o anúncio do recente estabelecimento de nossa base de operações em Joinville, para atuação no Sul e Mercosul. Nossas perspectivas foram excedidas em elogios dos nossos clientes e do público em geral, no que diz respeito aos nossos propósitos, ao nosso foco no evento e organização”, salienta Adilson Gomes dos Santos, CEO do Grupo TGA.
Ele destaca que, por estes motivos, a empresa pretende participar da próxima edição da Logistique. “E porque esperamos que até lá tenhamos um bom ROI (retorno sobre investimento) relacionado ao evento.”
Além dos serviços descritos acima, a empresa também mostrou no evento os serviços oferecidos pelas três unidades: a TGA Logística (responsável por toda a logística do Grupo, incluindo armazenagem, cross-docking e logística promocional), a TGA Transportes (transporte nacional, distribuição urbana, transporte de contêiner, carga de projeto e cabotagem), e Expresso TGA (transporte internacional para América Latina).
ZM Equipamentos/Heli
A ZM Equipamentos (Fone: 47 3346.0089) é concessionária Heli nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e apresentou, em seu estande na Logistique, a nova linha de empilhadeira a combustão Série News Heli, sendo GLP de 1.8 e 2.5 Ton. Também foi mostrada a linha elétrica, com transpaleteiras CDD16-950 e CDD10-070 e paleteira CBD20-460 e CBD15-170.
“Para a Heli, a feira ultrapassou as expectativas, tivemos uma média de 40/45 visitas diária no stand. Dessas, geramos 60 visitas efetivas a unidades de clientes em potencial já com propostas emitidas e em andamento. Na feira, também efetivamos duas vendas na linha de empilhadeira a combustão e elétrica”, comemora Máira Juliana Manoel, coordenadora de Pós-Venda & Assistência Técnica.
Ainda de acordo com Máira, a empresa considera participar da próxima edição, já que a feira trouxe resultado surpreendente e positivo, não só no segmento chave, logística, mas em vários outros, como indústria têxtil, madeireiras e fábricas de produção pesada (cimentos e artefatos).
Portilhiotti
“O interessante da Logistique 2018, como diferencial de outras feiras e eventos que nossa empresa já participou, é com certeza a qualidade dos visitantes do estande, basicamente quase todos que visitaram nosso estande são considerados clientes com um potencial de compra elevado. Já estamos recebendo várias solicitações de orçamento e no próprio evento conseguimos fechar bons negócios. A Logistique 2018 superou nossas expectativas.”
Ainda segundo Camila Castagnetti, Marketing, e Claudino Portilhiotti, da direção, ambos da Portilhiotti Sistemas de Armazenagem (Fone: 49 3329.2747), este sucesso faz com que haja interesse em participar da próxima edição do evento. “O principal motivo da Portilhiotti é se fazer presente nos grandes eventos do nosso Estado, e a Logistique já está em nossa agenda. Desta forma conseguimos garantir a visibilidade de nossa marca e nosso produto em diversas cidades, garantindo mais opções a nosso cliente final.”
A linha de produtos da empresa é voltada para a armazenagem de insumos e materiais, e foi apresentado como lançamento na Logistique 2018 o sistema miniload de armazenagem, em parceria com empresa da região, a Albrecht. Atualmente, o carro chefe de vendas da Portilhiotti é o sistema tipo portapaletes, mas a empresa fornece sistemas como drive-in, portabobinas, estantes, flow-rack, cantilever, mezaninos, piso elevado e soluções viáveis e econômicas.
Joinville Implementos Rodoviários
O número de visitações diárias também surpreendeu todas as expectativas dos profissionais da Joinville Implementos Rodoviários (Fone: 47 3464.1133). “Acreditávamos no evento, mas a movimentação foi muito maior do que o esperado, e principalmente por ter sido de visitantes qualificados, com grande potencial de negócios, e vindos de várias cidades, inclusive de grandes centros, como Florianópolis e Curitiba. Nosso foco para feiras é apresentarmos a nova marca, nossa capacidade de desenvolvimento de produtos e os novos produtos, e conseguimos isso, mas também chegamos ao final da feira com três negociações fechadas e outras seis em andamento para fechamento nos próximos 30-45 dias, pois muitos estavam esperando o resultado das eleições, e mais uma série de negócios que estão sendo iniciados para concretização no início do próximo ano. Em resumo, para nós, a feira foi um sucesso.”
Julio Cesar Skowasch, sócio e gerente de relacionamentos da empresa, também comenta que desde o inicio do lançamento da feira acreditaram no seu potencial, e isso ficou provado. “Então, com toda certeza temos interesse em continuar participando e acreditando neste evento, inclusive por sermos da cidade e julgarmos a feira muito importante para a região como um todo.”
No evento, foram apresentados dois novos produtos, desenvolvidos e fabricados integralmente pela Joinville Implementos Rodoviários: semirreboque furgão carga seca plano de três eixos e chassi/base para furgão rebaixado com suspensão deslizante e dois eixos.
Aliança e Hamburg Süd
A Hamburg Süd tem tradição e compromisso em incentivar toda e qualquer forma de divulgação e discussão do cenário logístico e comércio exterior como um todo. “Participamos de inúmeras feiras no Brasil e exterior, ou seja, não poderíamos deixar de apoiar este tipo de iniciativa, ainda mais se tratando de uma região tão importante para o Brasil. Com uma equipe dedicada ao evento, conseguimos mostrar aos visitantes da Logistique todas as vantagens do nosso negócio e todo o potencial da cabotagem na região sul do Brasil. Nossa avaliação foi extremamente positiva. Tivemos muitos clientes visitando o nosso estande, além de aproximadamente 400 pessoas nas palestras promovidas pelos executivos Marcus Voloch e Fernando Camargo, respectivamente diretor de Cabotagem e Mercosul da Aliança e gerente do Serviço Intermodal da Hamburg Süd.”
A pontuação, agora, é de Leonardo Silva, gerente regional Sul da Hamburg Süd e Aliança Navegação e Logística (Fone: 11 5185.3100). Ele também ressalta que há interesse em participar da próxima edição do evento, pois acreditam no potencial da região Sul para geração de novos negócios. “Entendemos que a continuidade se faz necessária para que a feira se consolide no cronograma de eventos para estimular discussões e ideias que aprimorem a cadeia logística e soluções para o comércio exterior.”
Silva também destaca que no estande da empresa no evento trabalharam fortemente nas inúmeras alternativas de serviços do longo curso e cabotagem, destacando o investimento das empresas em novas tecnologias para acelerar o processo de transformação digital para os clientes.
GKO Informática
Por meio da Logistique 2018, a GKO Informática (Fone: 21 2533.3503) obteve mais de 40 novas oportunidades de negócio distribuídas entre as soluções GKO Frete, Confirma Fácil e LogPartners. “Pudemos notar a preocupação dos visitantes em dar visibilidade e transparência às informações de forma moderna, além de eliminar perdas no pagamento de fretes e na acuracidade das informações e métodos de cálculo”, pontua Ricardo Gorodovits, diretor comercial da empresa, ressaltando, ainda, que há interesse em participar da próxima edição do evento.
Sobre o que foi apresentado no evento, o diretor relaciona: GKO Frete, sistema TMS líder na gestão de fretes contratados por embarcadores junto a transportadores terceirizados; LogPartners, empresa da GKO especialista em soluções para gestão de fretes, dedicada ao outsourcing da gestão de transportes do embarcador, nas áreas de visibilidade, gestão da eficiência operacional, gestão de custos de transporte e auditoria de fretes; e Confirma Fácil, sistema para visibilidade e controle de entregas SaaS (Software as a Service) da GKO Plus, unidade de negócios 100% Web da GKO Informática.
PLM Plásticos
Muito satisfeita, a coordenadora comercial da PLM Plásticos (Fone: 41 2141.9400), Alessandra Lima, conta que tiveram 350 visitantes registrados em seu estande – muitas empresas, como Renault, Faurecia, Condor, Coteminas e Havan, entre várias outras de renome, os visitaram. “Tivemos a oportunidade de aumentar a nossa rede de contatos e prospectar bons negócios futuros. Nossas expectativas em relação ao resultado da feira foram superadas logo no primeiro dia, quando vimos como os nossos produtos chamaram a atenção das pessoas. Foi gratificante poder mostrar e explicar aos visitantes que existe paletes plásticos resistentes a impactos e temperatura e sobre o nosso processo de vacum forming”, diz Alessandra.
Sobre os lançamentos na feira, ela informa que foram os produtos com sílica vegetal e com material longa vida. “Porém, os nossos produtos que tiveram maior destaque neste evento foram os paletes e embalagens (Big Pack e Packtainer), e o processo de termoformagem (vacum forming) também chamou a atenção dos visitantes.”
Opentech
“Com certeza participaremos da próximo Logistique. Devido ao sucesso que tivemos nesta edição da feira, já iniciamos a negociação de um espaço maior para receber nossos visitantes. Afinal, recebemos em nosso stand quase 1.000 visitantes e ficamos muitos satisfeitos com isso, superou nossas expectativas.”
A avaliação é de Danilo Henrique, analista de Marketing da Opentech – Soluções em Gerenciamento de Risco e Logística (Fone: 47 2101.6122).
Ele informa, ainda, que tiveram uma grande demanda pela procura do serviço Open SIL, que é uma avançada ferramenta de gestão que oferece completa automatização e controle sistêmico dos processos logísticos.
Por outro lado, na apresentação “Gerenciamento Logístico e de Risco integrados no Transporte”, o CEO da Opentech, Duani Reis, abordou dois cases de sucesso: Adama e Hamburg Süd – vencedores do Prêmio Mover 2018, iniciativa realizada pela Opentech e que reconhece os clientes que obtêm os melhores resultados na gestão logística utilizando as soluções desenvolvidas pela empresa.
Braspark
Para a Braspark Empreendimentos e Participações (Fone: 47 3456-0599), o evento representou o lançamento do empreendimento para o mercado e, portanto, teve importância fundamental para sua divulgação. “Tivemos muitos visitantes. Mais de 100 contatos qualificados. E cerca de 15 negócios entabulados. A feira atendeu as expectativas, foi um excelente momento e lugar para o lançamento, quando tivemos a oportunidade de encontrar amigos, realizar novos contatos comerciais e refinar a abordagem para o novo negócio em implantação”, comenta Alessandro Coelho, CEO da empresa.
O lançamento a que ele se refere foi do Condomínio Logístico de Garuva, SC. O empreendimento está inserido em uma área de oito milhões de metros quadrados, tendo como área disponível para a expansão do empreendimento de aproximadamente quatro milhões de metros quadrados. “Com o conceito de oferecer soluções Taylor Made para empresas e indústrias dos mais variados segmentos, a Braspark é um grupo que tem expertise no setor logístico, disponibilizando todos os serviços relacionados ao armazenamento, à movimentação e distribuição de mercadorias”, salienta Alessandro, destacando, ainda, que têm interesse em participar da próxima Logistique.
Phametal
Também para a Phametal Sistemas de Armazenagem (Fone: 54 3452.7363) a feira trouxe um resultado muito significativo e promissor. “Tivemos em torno de 300 visitantes cadastrados e destes, a grande maioria muito bem qualificada, tratando-se de pessoas normalmente responsáveis pelas áreas de logística e distribuição e que estavam em busca de novas opções e informações para seus negócios. Durante a feira conseguimos efetuar muitos agendamentos para visitas técnicas e posterior elaboração de orçamentos, o que demonstra que conseguimos despertar o interesse em nossos produtos e serviços e nossas perspectivas foram atendidas.”
Luiz Vânio Piovesana, sócio-proprietário da Phametal, diz que têm interesse em participar da próxima edição do evento, principalmente para continuarem a divulgação de sua marca e porque detectaram que os visitantes são exatamente o seu público alvo. “Tivemos a visita de empresas de diversos segmentos, o que fortalece a nossa convicção de que estamos com o foco ajustado.”
Em termos do que foi apresentado na Logistique, Piovesana diz que, certamente o produto de seu portfólio que mais chamou a atenção foi o portapaletes, destaque no estande e no local de demonstração das empilhadeiras, onde o produto foi mais explorado.
SCPar Porto de São Francisco do Sul
Esses eventos especializados proporcionam intenso networking e a construção de relacionamento e contato direto com profissionais portuários. Além disso, se apresentam como excelentes oportunidades de apresentar os diferenciais competitivos do Porto de São Francisco do Sul. “Na Logistique tivemos resultados surpreendentes, com vários negócios entabulados. Inclusive já atendemos a um agendamento de um cliente em potencial, realizado durante a feira”, comemora Luís Henrique Furtado, diretor presidente da SCPar Porto de São Francisco do Sul (Fone: 47 3481.4800).
E, sim, o Porto também deve participar da próxima edição do evento. “Um evento de logística e negócios multimodais, em Joinville, maior cidade do Estado e macrorregião estratégica que compõe um dos principais polos logísticos, industriais e portuários do país, e o município de São Francisco do Sul está inserido nesse contexto. A presença do Porto de São Francisco do Sul na condição de um dos principais portos catarinenses é imprescindível. Momento oportuno para apresentarmos nossa nova marca, fomentar esse novo modelo de gestão aos catarinenses”, diz Furtado.
A participação consistiu na exposição de seus serviços, de todas as vantagens do cliente ir para São Francisco descarregar ou carregar o seu produto no porto. “Nossas operações são otimizadas (pouco tempo de espera); o canal de acesso tem 14 metros de profundidade; a localização é privilegiada, na Baía da Babitonga; e há ligação direta com a linha férrea, entre outras vantagens”, completa o diretor presidente.
Cheap2ship
A solução de redução de custos de frete internacional da Cheap2ship (Fone: 48 4042.2520) conseguiu atrair a atenção de diversas empresas que estavam participando da feira. “Foi possível ter uma aproximação maior com nosso publico alvo e apresentar, em maiores detalhes, as principais características de nossa solução”, comenta Jociano Motta, CEO da empresa. Ele também informa que, com toda certeza, estarão na próxima edição.
Senior Sistemas
A presença da Senior Sistemas (Fone: 0800 648.3300) na Logistique 2018 atingiu as expectativas, pois foi uma ótima oportunidade para demonstrar as soluções em gestão no segmento logístico. “O público demonstrou bastante interesse em conhecer os nossos produtos e temos boas oportunidades de negócio em andamento”, comemora o gerente de Produto/WMS e TMS da empresa, Anderson Benetti. Ele também ressalta que há interesse em estar presente na próxima edição do evento, pois é uma decisão estratégica da empresa posicionar a marca como referência no segmento logístico, e o evento atende esse objetivo.
Benetti destaca que a Senior é líder de mercado em sistemas para armazenagem WMS e Transportes TMS. Além destes, no portfólio da empresa estão incluídas as soluções de roteirizador, monitoramento de entregas, gestão de frotas e a novidade, Gestão de Pátio e Agendamento, lançada no evento.