Logtech Freto alcança R$ 10 bilhões em fretes e mira nova captação para escalar

A logtech Freto, que conecta os melhores caminhoneiros às melhores cargas do mercado rodoviário, superou, em julho deste ano, os R$ 10 bilhões em fretes movimentados na sua plataforma. Nos primeiros cinco meses do ano, esse volume cresceu 20% na comparação com o mesmo período de 2021. Já a receita da plataforma teve um salto de 50% no primeiro semestre de 2022. A base de caminhoneiros, extremamente qualificada, também alcançou os 161 mil.

Um ano após a captação da sua primeira rodada de investimentos, no valor de R$ 22,5 milhões, a startup, que ainda não gastou metade do valor levantado, agora conversa com novos investidores. O objetivo é escalar suas soluções em um setor que demanda eficiência logística e transparência operacional, aliadas a condições de trabalho dignas de quem transporta mais de 60% da economia brasileira pelas rodovias.

E o cenário de capital de risco, mais seletivo, não preocupa Thomas Gautier, CEO do Freto, responsável por liderar o principal case de intraempreendedorismo do setor rodoviário dos últimos anos. “Estamos bem perto do break even, sendo responsáveis com o caixa da empresa desde o primeiro dia. Isso é um grande diferencial no contexto atual”, afirma o executivo.  

Desde que se emancipou do Grupo Ticket, em julho de 2021, trazendo para dentro do negócio as famílias Corrêa da Silva e Stumpf, empreendedores gaúchos que fundaram grandes ativos no Brasil, como Getnet, Embratec, Saque e Pague e Banco Topázio; a família Galló, representada por Christiano Galló, cofundador da Quartz Investimentos; e a Edenred Capital Partners, o fundo de venture capital da Edenred; o Freto apresentou um crescimento médio de 90% do seu negócio, taxa que vem se repetindo anualmente desde o lançamento oficial da plataforma, em março de 2019.

Crescimento sustentável

Na contramão de empresas que buscam incessantemente downloads de seus aplicativos, o Freto foca em fomentar uma base de caminhoneiros e clientes qualificados, resultado de uma série de checagens documentais únicas no mercado, que envolvem tecnologia de ponta e permitem que o processo cadastral seja rápido, online e preciso. As boas práticas permitem criar um ambiente de confiança e segurança para ambas as partes. “Com essa filosofia, o Freto atrai os melhores caminhoneiros, que viajam sempre com caminhão cheio. Ou seja, criamos um ambiente favorável ao acesso de cargas qualificadas aos profissionais mais adequados para transportá-las, movimentando a economia com extrema eficiência, rentabilizando nosso negócio desde o início”, reforça Thomas Gautier.

A plataforma oferece soluções para toda a jornada do transporte rodoviário de maneira 100% digital, sendo considerada por caminhoneiros, transportadores e embarcadores como a mais completa do mercado. Entre os clientes institucionais, o Freto mantém um SLA (Acordo de Nível de Serviço) acima de 90%. Já na Play Store, onde o aplicativo pode ser baixado por motoristas de caminhão de todo o país, a startup mantém avaliação de 4,7, a mais alta do mercado, tendo sido avaliado por quase 10 mil motoristas. A excelência do serviço se completa com um índice de fidelidade que se mede com o caminhão viajando sempre cheio. 

“Estamos sentindo que nossa proposta de crescimento sustentável está alinhada com a tese de investimentos atual dos investidores com os quais estamos conversando. A receita das empresas, ao lado de outros indicadores financeiros saudáveis, tem se sobreposto ao crescimento a qualquer custo em um momento criterioso para aportes”, frisa Gautier.

Cinco pilares rumo à escalabilidade

Nesse novo ciclo, o Freto, que em cinco anos de estrada já movimentou 83 milhões de toneladas de insumos como grãos, açúcar, leite, metais, cimento, papel e celulose, quer mais tração partindo de uma base sólida, composta por cinco pilares principais:

1-    Propósito

“Simplificar a logística rodoviária, movendo Caminhoneiros”, segue sendo a razão de ser do Freto. “Somos uma inovação, que conecta o caminhoneiro diretamente com quem tem a carga, pautada pela digitalização. Mas aqui a digitalização é a facilitadora por trás de um movimento maior, que gosto de chamar de Humanologística: uma logística mais humana, feita por pessoas e para pessoas, trabalhando juntas para transformar e gerar valor para toda a cadeia”, explica o executivo.

2-    Proposta de valor clara

Os objetivos estão bem definidos: no B2B, ser a torre de controle de frete as a service para os embarcadores – indústrias e transportadoras. Já no âmbito dos caminhoneiros, o Freto projeta impactar a vida de 2 milhões de pessoas, tomando para si a responsabilidade de realizar uma transformação inédita na relação com esse público e com o dia a dia nas rodovias. A principal meta é potencializar o Clube da Estrada, ativo assumido da Repom em dezembro do ano passado, e principal plataforma de relacionamento com esse público no país – um ecossistema composto por 800 mil caminhoneiros no ambiente físico e nas redes sociais. Com inteligência de dados nas estradas, o objetivo é dar suporte em todas as esferas da vida do caminhoneiro: saúde, bem-estar, educação, suporte familiar, entre outros.

3-    Plataforma escalável

Baseados totalmente na Amazon Web Services (AWS), de computação na nuvem, os servidores da plataforma estão prontos para crescer exponencialmente em demanda, sem interrupções por excesso de uso. O Freto também tem todo o ecossistema da Edenred à sua disposição. São 150 mil empresas qualificadas e prontas para serem acessadas assim que novos investimentos em equipes comerciais, de marketing e tecnologia possam ser realizados.

4-    Rentabilidade

Com o diferencial de ser uma das poucas empresas rentáveis de tecnologia para o setor rodoviário, o Freto projeta crescer em um ritmo médio de 80% até 2026. “Trazemos inteligência para otimizar os fluxos de viagens e temos integração com empresas de gerenciamento. Somos essa torre de controle de frete as a service, do cadastro qualificado até a gestão da entrega, passando pela contratação digital, agendamento, expedição e monitoramento, que dá autonomia para os embarcadores agendarem suas cargas. Tudo isso nos permite faturar. Nosso modelo está pronto e este é nosso maior diferencial para o investidor: estamos captando para acelerar a expansão de um produto que já se provou rentável. Estamos com os pés no chão”, garante Gautier.

5-    Liderança experiente e equipe engajada

Ao lado de Thomas Gautier, que antes de ocupar a cadeira de CEO do Freto liderou por 18 anos times na Repom, Edenred e Accor no Brasil e na Europa, estão o CCO Otávio Fonseca, o CTO/CPO Ricardo Morale e o CFO Rolf Andersen. Todos os executivos com décadas de experiência na liderança de projetos de tecnologia, logística e finanças. Ao lado deles, uma equipe de 170 “freteiros” apaixonados, com conhecimento logístico e tecnológico, sustentam o crescimento da plataforma, orgulhosa de manter um NPS acima de 85 entre os colaboradores.

Para os próximos anos, o Freto ainda mantém nos planos a intenção de internacionalizar seus serviços, o que deve acontecer a partir de 2024. “Será um movimento natural, principalmente pelas semelhanças que outros países da América Latina têm com a logística rodoviária brasileira. Mas sabemos que temos muito a oferecer para o ecossistema local, gerando eficiência operacional e clareza aos nossos parceiros, e qualidade de vida aos milhares de caminhoneiros que fazem a economia do país girar”, finaliza Thomas Gautier.