A HXtos, uma startup pioneira e inovadora em soluções de logística portuária para cargas soltas e grãos, que nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, está em processo de expansão internacional. A empresa criada em 2021 desenvolveu um módulo personalizado chamado Hatch List que está sendo implantado na Ásia e na Europa e deve começar a funcionar ainda no mês de abril.
O Hatch List representa um avanço significativo no planejamento e gestão de cargas em navios. Após o planejamento e embarque da viagem, essa solução permite que o porto de destino consulte e identifique as cargas e sua distribuição no porão do navio por cliente ou produto. Além disso, possibilita a subdivisão da remessa, permitindo que o exportador realize o processo de venda em águas.
Uma das motivações por trás do desenvolvimento do Hatch List foi a necessidade identificada em colaboração com empresas como a Suzano, líder global em celulose e cliente da HXtos. Muitas vezes, o processo logístico enfrentava desafios devido à falta de visibilidade da localização exata das cargas no navio, resultando em atrasos e ineficiências na distribuição.
Otimização do processo
Com o Hatch List, esses problemas são mitigados. Agora, é possível realizar vendas durante a viagem (vendas em águas), otimizando o processo de distribuição e economizando tempo e recursos. A solução traz mais eficiência e lucratividade enquanto o navio está em trânsito, ou seja, caso a carga ainda não tenha sido vendida, o navio pode sair cheio do porto de origem e vender durante o caminho.
“O Hatch List representa um marco na indústria de logística portuária, oferecendo transparência, eficiência e flexibilidade sem precedentes”, afirma Beatriz Massola, PMO do projeto na HXtos. A chefe de projetos lembra ainda que o projeto começou a ser desenvolvido no ano passado e levou cerca de três meses para ficar pronto. “Depois de feitas as adequações e a validação. Nossa equipe treina os operadores no Brasil e eles são responsáveis pelo planejamento e execução nas suas bases, seja na Europa ou na Ásia, como já está ocorrendo”, acrescenta.
“Estamos empolgados com essa solução porque o exportador consegue ver em tempo real o mapa e todas as informações daquilo que está sendo carregado e ampliar sua lucratividade com a venda do produto em um porto que teria parada obrigatória, mas inicialmente sem previsão de entrega de carga. A HXtos é uma logitech de apenas três anos que tem solucionado questões fundamentais para a melhora na logística portuária mundial. Empresas como a Suzano e a DP World estão apoiando o empreendedorismo e são fundamentais neste momento”, acrescenta Luiz Simões, cofundador e CEO da HXtos.
O Hatch List já está em operação inicial, com implementações previstas para clientes da Suzano na Europa e Ásia. O lançamento completo está programado para este mês, marcando um passo significativo para a indústria de logística portuária global.