A Loocal, logtech voltada para microeconomias regionais, expande sua atuação em municípios do interior paulista que carecem de serviços prestados por startups.
Em 2021, primeiro ano de atuação, a logtechfaturou R$ 1, 5 milhão, já no ano passado o faturamento foi de R$ 3,4 milhões. A Loocal atende 24 horas por dia, sete dias da semana, de forma a criar a melhor e mais prática experiência de entrega para estabelecimentos e entregadores.
“Enquanto players de marketplace sofrem para conseguir crescimento, a Loocal vem atingindo bons números focando na logística, e com dois anos de operação já tem balanço positivo”, ressalta Diego Franco, CEO e fundador da Loocal.
O executivo explica que as cidades estão em regiões estratégicas para expansão da logtech. “São cidades que não possuem atenção de startups de tecnologia. Fizemos uma ampla análise dessas localidades e constatamos que há, sim, falta de startups que atuem e prestem serviço de entrega com qualidade e agilidade”, ressalta o executivo.
Outro fator destacado por Franco é que esses municípios vão ao encontro do perfil de crescimento da Loocal. “Vinhedo, Itatiba, Jacareí e Taubaté estão próximas aos polos em que já atuamos – Campinas e São José dos Campos –, o que contribui para atuarmos de forma eficaz com maior estrutura.”
Ao contrário de startups que estão passando por reestruturação e corte de gastos, a Loocal segue gerando empregos e ampliando sua atuação. “Com essa aceleração estamos contratando profissionais que irão atuar nas áreas comercial e operacional, promovendo a marca entre estabelecimentos e entregadores”.
O executivo ainda ressalta que conforme a operação na região vai se estruturando, os profissionais são avaliados por resultado e perfil, sendo alocados em posições específicas. “Os colaboradores são avaliados e alocados em posições específicas, como representante comercial e coordenador operacional. Dependendo do perfil, o profissional é encaminhado para atuar na expansão em novas regiões”.
Para Franco, o movimento contrário ao da maioria das startups está ligado a uma gestão próxima, independente e estruturada. “Como não participamosde rodadas de investimentos, tivemos que, desde o início, atuar muito de perto. Não temos margem para erros, e o grande desafio diário é saber exatamente onde alocar cada novo recurso de receita, para que não percamos nem qualidade, nem tração.”
A capacidade comercial também é destacada pelo executivo como outro fator para o crescimento da Loocal. “O modelo meritocrático que desenvolvemos, baseado no início de relacionamento com os parceiros de entrega, representa grande parte desse resultado positivo e crescente”.
Projeção
Para o primeiro semestre deste ano a Loocal tem perspectivas de aumentar o número de entregas e ampliar sua área de atuação em São Paulo. “Até junho deste ano projetamos dobrar o volume de entregas por mês (comparando com 2022). Além da meta (entregas), a prioridade neste primeiro semestre também é capilarizar nossa atuação, ampliando em 90% a área de atendimento da Loocal em demais cidades e regiões do interior de São Paulo”. O executivo finaliza destacando que, no atual momento vivido pelo setor de tecnologia, a gestão é tão importante quanto a própria inovação. “Nessa nova fase que vivemos, com redução de recursos disponíveis, para uma startup manter-se de pé é necessário estar atento à gestão da empresa. Além de uma boa ideia, é importante criar uma fórmula disruptiva de desenvolvimento do negócio”, finaliza.