Danilo Cândido de Oliveira
Com a restrição cada vez maior dos veículos pesados nos grandes centros urbanos do Brasil, os caminhões leves e os VUC’s (Veículos Urbanos de Carga) têm sido cada vez mais requisitados pelas empresas do setor logístico. A demanda de entregas tem crescido rapidamente nos últimos anos e as companhias não conseguem mais atender o fluxo apenas fora dos horários de rodízio com as grandes carretas. Dentro deste período, a solução é utilizar o transporte autorizado a trafegar: as vans e os VUC’s. É com base neste quadro que a MAN Latin America (Fone: 0800 99.3333) apresentou recentemente seu quarto – e maior – caminhão para a categoria leve: o VW Delivery 10.160 Advantech.
O novo modelo da montadora, que produz caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, se junta às versões VW 5.150, VW 8.160 e VW 9.160. Todos eles são fabricados com o motor Euro 5, que atende aos padrões mais recentes de sustentabilidade e baixa emissão de poluentes. Segundo a companhia, ele vem para consolidar a liderança da fabricante em todo o setor de caminhões. Mesmo antes do lançamento do VW 10.160, a MAN Latin America já liderava o mercado nacional de venda de caminhões, segundo dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
O VW Delivery 10.160 possui PBT (Peso Bruto Total) de 9.700 kg, com possibilidade de suportar mais de 6.000 kg de carga em todas as configurações. Há três tipos de modelos entre-eixos: EE 3.300 mm, com capacidade de carga útil de 6.470 kg (modelo com a configuração VUC); EE 3.900 mm, com capacidade de carga útil de 6.460 kg; e EE 4.300 mm, com capacidade de carga útil de 6.360 kg.
Apesar de já fabricar três veículos no mesmo segmento, o diretor de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, explica os motivos que levaram a montadora a desenvolver este novo modelo. “Percebemos que os transportadores urbanos que usam vans passaram a optar por modelos maiores, como os de 10 toneladas. Com essa migração, a procura por esses veículos tem sido muito grande e é esse o público que pretendemos atingir com o novo VW Delivery 10.160”, detalha o executivo.
A MAN Latin America aponta o veículo – indicado para curtas viagens e para circular nas grandes cidades – como o de maior capacidade de carga útil da categoria, o que resulta em vantagens operacionais e redução de custos às empresas do setor logístico. Para Alouche, esta é a maior vantagem do mais recente caminhão da fabricante.
CARACTERÍSTICAS
Para se estabelecer entre os líderes de venda, o modelo apresenta os acessórios com as tecnologias mais avançadas da Volkswagen e da MAN. A transmissão do veículo é a ZF S5-420 HD e o motor Cummins ISF de 3,8 litros. A fabricante também garante um caminhão com módulo de controle eletrônico, economia de combustível e menor nível de ruído. Já a emissão de poluentes, com base na legislação da motorização Euro 5, é controlada pelo do sistema de Redução Catalítica Seletiva – SCR.
A cabine do novo veículo é igual à das três versões disponíveis no mercado, mas dispõe de novo acabamento interno com cores diferentes. O para-choque é tripartido e as lanternas possuem led interno. Na parte de dentro, o caminhão apresenta um computador de bordo com as principais informações do veículo e os bancos têm opção de suspensão pneumática.
LANÇAMENTOS E TENDÊNCIAS
Apesar de alertar aos clientes para a possibilidade de novos lançamentos ainda neste ano, o executivo da MAN Latin America não quis cravar nenhuma data específica. “Nossos clientes podem aguardar, sim, novas opções e soluções sob medida como o novo Delivery 10.160 ainda em 2012”, avisa Alouche.
Ainda segundo o diretor, a perspectiva é que aumentem as vendas de caminhões daqui para frente. Ele avalia que a participação do governo neste processo tem sido decisiva, mesmo que o ritmo ainda não seja o ideal. Alouche destaca a falta de infraestrutura e as precárias condições na maioria das rodovias brasileiras como os principais gargalos.
“Com as obras de infraestrutura programadas pelo governo, além de programas de renovação de frota de caminhões, a tendência é de aumento nas vendas nos próximos anos e melhores condições de trabalho para os transportadores de cargas”, confirma.
CRISE E RESULTADOS FINANCEIROS
Com os lucros dos últimos meses em queda, a montadora admite estar passando por um período de retração econômica. No entanto, como há falta de crédito global, não só a MAN Latin America como todas as fabricantes enfrentam as mesmas dificuldades e registram redução em seus faturamentos. Fora isso, Alouche enumera outras dificuldades.
“Existe hoje uma queda no mercado de caminhões que já estava prevista devido à antecipação de compras que aconteceu no ano passado. Hoje, a dificuldade que nossos clientes vêm enfrentando de acesso ao crédito para compra de veículos, somada à crise econômica mundial – bem como a novidade tecnológica dos motores Euro 5, que ainda não é conhecida pelos clientes em sua plenitude – são os grandes motivos dessa retração”, destaca o diretor de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America.
Por outro lado, a companhia segue em 2012 na liderança em venda de caminhões. A fatia atingida pela MAN Latin America ultrapassa os 30% do mercado. O executivo revela o balanço das vendas e projeta a permanência na primeira posição.
“A MAN Latin America fechou o período de janeiro a julho deste ano como líder absoluta do mercado de caminhões, com 25.154 unidades emplacadas e participação de 31,7% de mercado. Para esse ano, pretendemos manter a liderança, que é nossa há nove anos consecutivos”, finaliza Alouche.
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