MAN Latin America inicia exportação de veículos Euro 5 para Argentina

Sucesso de vendas no Brasil, os veículos Volkswagen Euro 5 passarão a ser comercializados também aos clientes argentinos a partir de 2016. Com novidades que vão de 160 a 420 cavalos de potência, a nova linha de caminhões Advantech Delivery, Worker, Constellation e Volksbus inaugura tecnologias no país como a motorização MAN D08, com sistema de controle de emissões EGR – que dispensa o uso de Arla 32, e a chegada da família Constellation de 420 cavalos com a nova caixa automatizada V-Tronic.

Em evento realizado hoje (3/11) em Buenos Aires para clientes e jornalistas especializados, a Volkswagen Argentina, responsável pela comercialização dos produtos neste mercado, celebra um momento histórico em seus mais de 15 anos de sucesso. “É um dos maiores lançamentos já realizados no país. Os clientes argentinos passarão a contar com tecnologias consagradas, reforçando ainda mais o conceito sob medida de nosso DNA“, ressalta Marcos Forgioni, vice-presidente de Mercados Internacionais da MAN Latin America.

Para cumprir as rígidas exigências da legislação local, a montadora oferece dois sistemas de pós-tratamento de emissões: o SCR – Selective Catalyst Reduction (Redução Catalítica Seletiva) e o EGR – Exhaust Gas Recirculation (Recirculação de Gases de Exaustão) – sendo a única marca a oferecer a segunda opção, que dispensa o abastecimento com o aditivo Arla 32, além de garantir melhor aproveitamento do espaço do chassi, já que não exige a instalação de tanque adicional e não interfere no encarroçamento do veículo. Esses sistemas permitem reduzir significativamente as emissões de poluentes para os veículos com motores de ciclo diesel.

Em meio a tantas novidades, os caminhões Volkswagen receberão, pela primeira vez na Argentina, além de modificações tecnológicas, a motorização MAN D08, desenvolvida pela engenharia da MAN Latin America no Brasil. O motor oferece excelente desempenho mesmo em baixas rotações e garante benefícios como retomadas de velocidade, baixo consumo de combustível e menor emissão de poluentes. Motores Cummins complementam a oferta da nova tecnologia Euro 5 aos consumidores.

Menos esforço, mais produtividade

Tendência na indústria automotiva, os novos caminhões e ônibus Volkswagen a serem comercializados no mercado argentino também poderão ser escolhidos na versão com transmissão automatizada V-Tronic. Desde semipesados a extrapesados, a fabricante assegura opções aos clientes que buscam uma alternativa econômica e eficiente, além de ter o melhor custo-benefício.

Essa configuração apresenta uma série de vantagens com relação às versões manuais, entre elas a manutenção mais simples e de custo inferior, o que resulta também na maior disponibilidade do caminhão para rodar. Os componentes do trem de força também são preservados, aumentando a vida útil de itens como motor, transmissão e embreagem. Outros diferenciais são o consumo de combustível reduzido e a padronização da forma de condução, com a troca de marchas sempre no tempo certo e sem falhas do motorista, elevando assim os resultados obtidos.

Para casos de profissionais mais experientes, há ainda a opção de converter o acionamento para manual e controlar a seleção de marchas, por meio apenas de movimentos leves na alavanca, para frente e para trás. O motorista também se beneficia com maior conforto em sua atividade e com relação à segurança, pois pode concentrar toda sua atenção no trânsito e nas condições da rodovia.

Cavalos mecânicos automatizados reforçam novidades

Com a crescente demanda por veículos rodoviários mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior, os clientes argentinos também passarão a contar com a família 420cv Tractor com os modelos Constellation 19.420, 25.420 e 26.420, todos com a opção exclusiva de transmissão automatizada V-Tronic, sendo mais uma alternativa para o transportador. Os produtos chegam para suprir uma importante necessidade do mercado e reforçam a preocupação constante da empresa em oferecer uma gama completa e eficiente para seus clientes.

Também tem a opção para aqueles que desejam um caminhão sofisticado de baixo custo, porém com ótimo desempenho. Trata-se do VW Constellation 19.330, pensado para ser um cavalo mecânico com preço acessível, que “faz o serviço” com robustez e economia comprovadas e com a simplicidade que muitas operações necessitam. Além da caixa mecânica, todas as opções também estarão disponíveis com transmissão automatizada V-Tronic.

Em prol da acessibilidade

Um dos destaques da nova linha Volksbus, que conta com modelos urbanos e para longas distâncias, é o chassi 18.280 OT Low Entry. O veículo é equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cv e suspensão pneumática integral. Apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial. Como nesta configuração não há degraus para entrar e as portas são largas, o tempo de parada nos pontos é menor resultando em aumento de produtividade e redução da duração do percurso.

Linha Vocacional garante operação sob medida

Reforçando a estratégia de proximidade com o cliente, o portfólio da marca Volkswagen é ampliado com a linha Vocacional Constructor Betoneira (construção civil), Compactor (Coleta de resíduos), Distributor (distribuição urbana) e Transporte de Valores (carro-forte) Euro 5. Com as características necessárias ao segmento, os veículos já saem de fábrica preparados para o encarroçamento, reduzindo muito o tempo para a implementação. Os modelos contemplam configurações específicas para as aplicações, definidas pelos próprios frotistas, em linha com a estratégia de proximidade com o cliente que a montadora preconiza.

Comprovado pelos clientes

Antecipando a legislação local, veículos Volkswagen Euro 5 foram colocados à prova por clientes argentinos antes de seu lançamento oficial, numa comprovação prática da durabilidade e resistência dos produtos. A partir de janeiro de 2016, todo o mercado poderá conferir de perto as novidades apresentadas nas 11 concessionárias autorizadas no país, que estarão treinadas para atender à nova demanda de veículos Euro 5.