Se o objetivo é garantir a fidelização de clientes por meio de uma experiência de compra ágil e transparente, as empresas do setor logístico, especialmente as que dependem dos serviços de entrega, não podem mais ignorar a importância do tracking para o sucesso de suas operações. Sabemos, afinal, que essa experiência não termina quando um cliente efetua o pagamento dos itens no carrinho, por exemplo; pelo contrário, é a partir deste momento que se inicia uma etapa crucial do processo, a qual pode ser determinante para garantir (ou não) a retenção dos consumidores.
Neste sentido, o rastreamento em tempo real de pedidos, que já é uma exigência para quem compra, tornou-se, também, uma necessidade para as empresas. Foi considerando esse cenário que a Maplink – empresa multinacional de soluções em tecnologia de geolocalização – incluiu mais uma novidade ao seu portfólio B2B, com o lançamento da Tracking API, voltada para a otimização dos serviços de outras empresas do setor.
No e-commerce, em específico, há um crescimento expressivo do setor desde o seu boom da pandemia, o que contribui para reforçar a relevância da solução para os serviços de entrega. Segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas registradas no e-commerce brasileiro chegaram a R$ 169,6 bilhões em 2022, um aumento de 5% em comparação ao ano anterior. Para este ano, a previsão é positiva, com a expectativa de faturamento chegando a R$ 185,7 bilhões.
Assim, incorporar o tracking nas operações pode ser vantajoso, principalmente, em termos financeiros, uma vez que permite a redução de custos e a economia de tempo. “Na realização de entregas, podem ocorrer alguns imprevistos, como acidentes ou, mais comumente, o destinatário não estar presente para receber o pedido; tais problemas podem resultar no atraso da rota, já que o entregador terá que esperar ou realizar várias tentativas para contatar o cliente, o que acarreta custos extras”, explica o diretor de Tecnologia da Maplink, Victor Trafaniuc.
Segundo a Maplink, contudo, não são somente as empresas do comércio digital que podem se beneficiar de sua nova solução: “Quando uma remessa de qualquer tipo é extraviada, não é apenas uma perda material, mas também uma perda de reputação para as empresas. Por isso, a transparência nas etapas de envio, proporcionada pela nossa API, é uma vantagem competitiva muito importante para qualquer negócio dentro do setor. Neste sentido, além do e-commerce, a tecnologia mira em diversos outros segmentos, como o de transporte e logística, seguradoras, last milee varejo”, completa Trafaniuc.
Por se tratar de uma API, uma vez adquirida, um outro diferencial da Tracking é que ela pode ser facilmente integrada a qualquer tipo de sistema já utilizado pela empresa. A partir disso, basta realizar o registro do pedido, gerar um link e compartilhá-lo com o cliente, que passará a ter acesso às informações e ao rastreio em tempo real do motorista que realizará o transporte da carga.
Já disponível, a Tracking API pode ser obtida, junto com as outras soluções oferecidas pela Maplink, diretamente pelo site da empresa, que possibilita a compra online das tecnologias sem o intermédio comercial, garantindo maior autonomia aos clientes interessados em utilizar as APIs de otimização logística.