A InfraBrasil, empresa que presta serviços de transporte de cargas para mineradoras, acaba de fechar seu primeiro contrato de aluguel de veículos pesados, depois de atingir uma frota 100% própria de 250 equipamentos.
A locação para a InfraBrasil será feita pela Marbor Frotas Corporativas e envolve 20 caminhões Mercedes-Benz, modelo Axor 4144, com caçambas de 16 metros cúbicos, que serão utilizados em serviços de mineração para a Vale. O investimento da Marbor na compra da frota foi de R$ 12 milhões.
Christiano Kunzler, proprietário da InfraBrasil, explica por que a empresa resolveu fazer seu primeiro contrato de locação de caminhões. “Não esperávamos ter uma proposta tão competitiva quanto a da Marbor. Sempre adquirimos veículos próprios, mas essa proposta fez com que mudássemos o modelo.”
Ainda segundo Kunzler, o modelo de locação deve crescer dentro de sua companhia e já há conversas com a Marbor para novos contratos. Ele acredita também que o mercado de terceirização de veículos pesados tende a crescer ainda mais no Brasil. “Com as taxas de juros baixas, é uma tendência que locadoras capitalizadas como a Marbor se tornem mais robustas e que as empresas usuárias dos veículos tenham mais foco no seu core business e não na compra de ativos”, avalia.
Mesmo com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, a InfraBrasil projeta um crescimento de 70% em 2020 e acima de 100% em 2021. O executivo credita esses resultados a uma série de fatores. “Nossa empresa está muito bem montada, com uma equipe operacional, comercial e técnica que soube aproveitar o momento favorável da mineração. Ter atravessado tempos ruins nos tornou mais fortes”, diz
Modelo adequado
Os caminhões Axor 4144 destinados à operação da InfraBrasil foram comprados pela Marbor junto à concessionária De Nigris, uma das principais representantes da marca Mercedes-Benz no país. E, segundo a gerente comercial da Marbor, Elisangela Buesso, “trata-se de um dos modelos mais utilizados em operações de construção e mineração, pela sua robustez, economia e, especialmente, por ser um caminhão bastante flexível e simples do ponto de vista de manutenção.”
Elisangela também relata como foi o processo para o primeiro contrato de locação da InfraBrasil. “Fizemos um trabalho de consultoria para este cliente, que durou cinco meses, iniciando pelo crédito. Estendemos as possibilidades de escopo de locação na operação da empresa, os impactos tributários e, por fim, adequamos o contrato para atender às exigências de disponibilidade dos caminhões. O resultado veio e hoje nosso cliente nos vê como um importante parceiro de estruturação de novos negócios”, afirma.