Filetagem por maquinário, veículos refrigerados e forte treinamento de motoristas são alguns dos artifícios usados pela companhia para garantir a entrega de 8 mil toneladas anuais de peixes e frutos do mar frescos e congelados para mais de 4 mil clientes.
Mariana Mirrha
Trabalhar com um produto como o filé de salmão fresco como carro-chefe, além de outros peixes e frutos do mar, não é tarefa fácil. Ficar atento à validade de um produto que é altamente perecível, além de prezar pela higiene de toda a cadeia, da embalagem ao transporte, exigem da Marcomar (Fone: 0800 555.860), empresa que atua há mais de dez anos como uma das principais importadoras e distribuidoras de pescados do Brasil, constante adequação de processos.
“Para atuar com produtos como peixe fresco e frutos do mar, é essencial que a empresa conheça seus clientes e busque se adequar às necessidades do mercado de importação e distribuição de peixes e pescado, como é o caso da Marcomar. Além de trabalhar somente com fornecedores credenciados e aprovados pelo controle de qualidade, a empresa investe na boa formação da equipe e busca aprimorar novas técnicas. A companhia também investe em toda a cadeia produtiva, do fornecimento da matéria-prima à degustação do produto final pelo cliente”, explicam Daniel Dantas, diretor comercial e de operações, e Rosa Maria dos Santos Malavacci, responsável pelo controle de qualidade da companhia.
Para a empresa, o sucesso do produto deve-se a sua saudabilidade, fácil armazenamento e baixo risco de contaminação durante o processo de filetagem. “Vendemos para supermercados e, principalmente, para restaurantes especializados em culinária japonesa, churrascarias e alta gastronomia, estabelecimentos que precisam de alta qualidade e segurança do produto que poderá ser consumido cru. Há, também, as redes de fast food que possuem espaços reduzidos de cozinha”, analisa o diretor superintendente da Marcomar, Nilson Marques Junior.
Além de ser distribuído em filés de 1.361 e 1.810 gramas, que facilitam o armazenamento em geladeiras comuns, o salmão fresco é filetado por maquinário, ato que diminui os riscos de contaminação. A qualidade da carne é mantida através do processo de temperatura controlada, sendo que, na sequência, o filé passa por um túnel de frio para manter o seu líquido natural, o que garante o sabor e a textura da carne. “O maior diferencial de uma operação de distribuição de peixes frescos está no prazo em que ela deve ser concluída. Temos em média 15 dias para que todo o processo seja finalizado, desde a despesca até o consumidor final. Para viabilizar o sucesso da operação, a empresa utiliza diversas ferramentas, como uma programação logística rápida e eficaz”, garantem Dantas e Rosa Maria.
O filé de salmão fresco é embalado individualmente em saco plástico de polietileno atóxico e acondicionado em uma caixa de isopor com capacidade para 15 quilos. Para manter a temperatura adequada do alimento são utilizados packs de gelo e gel que evitam a contaminação do produto fresco pelo derretimento do gelo congelado. Além disso, para manter o pescado o mais fresco possível, a Marcomar adota um rigoroso sistema de logística e avaliação de motoristas, bem como a análise de temperatura dos veículos refrigerados.
A empresa atualmente trabalha com diversos tipos de produtos, alguns de cativeiro “aquicultura” e outros de pesca extrativa, de inúmeros locais do mundo. Cada um tem uma cadeia produtiva específica, mas todas as empresas e processos são homologados pelo controle de qualidade da Marcomar.
A companhia conta com oito Centros de Distribuição no país e as entregas das mercadorias são realizadas em até 24 horas na maior parte das regiões. As frotas são equipadas com sistema de rastreamento e possuem um controle da temperatura, monitorada por computadores, e a equipe de motoristas passa por treinamento frequente, com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado. Segundo Rosa Maria e Dantas, “o trânsito é um ponto crítico hoje e, por essa razão, a frota de veículos da Marcomar é monitorada por GPS (via satélite), o que auxilia o motorista a encontrar caminhos alternativos para sair dos congestionamentos”.
De acordo com os profissionais, a empresa procura adequar sua logística conforme a necessidade de cada cliente, considerando qualidade de serviço, eficiência e horário solicitado de entrega. Após a colocação dos pedidos, efetua-se um filtro por segmento – distribuidor, food service e supermercados. Com isso, a logística faz um estudo em cima dos diversos clientes. Depois, monta-se uma grade de entregas para poder atender à necessidade do cliente no que diz respeito a horário e complexidades.
Para a distribuição, a Marcomar mantém uma frota própria, com veículos refrigerados e equipados com dispositivos que registram a temperatura durante os trajetos, preservando o produto, a textura e o sabor, e garantindo a segurança das mercadorias.
Com mais de 4 mil clientes ativos, entre hotéis, restaurantes, supermercados e redes de fast food, a empresa comercializa anualmente cerca de 8 mil toneladas de peixes e frutos do mar frescos e congelados, nacionais e importados.
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