Marcopolo desenvolve programa para inclusão de deficientes

A Marcopolo lançou, em 8 de dezembro, o Envolver – Programa de Inclusão Marcopolo. A ação permite o ingresso de pessoas com deficiências (visual, auditiva, física, mental e múltiplas) no quadro de colaboradores da empresa,  e são qualificadas por meio de treinamento específico para poderem exercer atividades profissionais em diferentes áreas.

O Envolver nasceu da constatação da companhia de que muitas pessoas portadoras de deficiência não possuíam a qualificação profissional requerida e, por isto, as dificuldades para inclusão eram evidentes. Além disto, havia a necessidade de adaptações no ambiente físico, na acessibilidade e na sensibilização das áreas onde essas pessoas iriam trabalhar.

Com o suporte de uma consultoria especializada, a Marcopolo realizou um mapeamento geral para identificar quais funções poderiam ser exercidas por pessoas com algum tipo de deficiência.  Como resultado, a empresa formatou um programa específico de qualificação profissional, denominado  "Operador de Veículos Automotores", que vai capacitar o profissional com deficiência, levando em conta suas aptidões, talentos e necessidades especiais.  O curso tem duração de 800 horas, está sendo desenvolvido na Escola de Formação Profissional Marcopolo, Unidade Reolon, em convênio com o SENAI, e abrange temas técnicos, comportamentais e sociais. 

A criação do Envolver incluiu cinco etapas: acessibilidade; organização do trabalho; treinamento de sensibilização; acompanhamento funcional e qualificação profissional. Para acessibilidade física, a Marcopolo promoveu a análise dos ambientes físicos de trabalho na empresa, para receber os novos profissionais, como sinalização, postos de trabalho, equipamentos adaptados por tipo de deficiência, parte elétrica, movimentação interna e segurança. Também duas turmas das áreas de Recursos Humanos, líderes  e supervisores de Produção e Comitê Multidisciplinar foram treinadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para formar intérpretes de sinais.

 

Fonte: Portal O Carreteiro – www.ocarreteiro.com.br