Marcopolo negocia controle do capital social da MVC com a Artecola

A MVC, líder brasileira na produção de componentes plásticos para diversos setores, ganha a partir de novembro um novo controlador: a Artecola Indústrias Químicas, uma das mais importantes companhias de adesivos e laminados especiais da América Latina. A empresa de Campo Bom (RS) vai adquirir o controle do capital social da MVC, e fará o aporte de novas tecnologias que permitirão a continuidade dos planos de crescimento, sobretudo no segmento automotivo.

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o ingresso de um novo sócio estava sendo negociado há quase dois anos e já fazia parte do planejamento estratégico da empresa para permitir crescimento acelerado e ainda maior. “Nos últimos dez anos, crescemos mais de 800%, mas para seguir expandindo nossos negócios, precisávamos de um parceiro com foco em plásticos, tecnologia, inovação e presença internacional. A Artecola tem tecnologias complementares e presença muito forte no exterior com unidades em diversos países latino-americanos”, enfatiza o executivo.

Com o ingresso da Artecola e as sinergias existentes nas linhas de produtos, a MVC continuará os investimentos para ampliação de sua atuação nos segmentos automotivo, indústria leve e de construção civil. “Vamos investir nas soluções de revestimentos internos para linha automotiva, utilizando termofixos e termoplásticos reforçados com fibra de vidro e também com fibras naturais. Os polímeros reforçados com fibras naturais são muito solicitados pelos clientes para se atingir as metas de preservação ambiental, redução de custos e reciclagem”, explica Gilmar Lima.

Segundo José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, a operação está alinhada com a estratégia de focar investimentos e esforços na atividade central da companhia, de produção e comercialização de carrocerias para ônibus. “Manteremos participação societária minoritária em fornecedores relevantes e/ou de tecnologia estratégica”, explicou o executivo.

Para Eduardo Kunst, CEO da Artecola, a aquisição de participação na MVC fortalecerá a presença da empresa no setor automotivo com a complementação de produtos, tornando este um dos principais segmentos de atuação da Companhia. “Vimos na MVC uma sinergia muito forte em inovação tecnológica e nos mercados de atuação. A empresa terá papel fundamental em nossa estratégia de crescimento e diversificação”, salientou Eduardo Kunst.

 

Fonte: ANFIR