Em um ano de muita instabilidade econômica no País, a plataforma que conecta motoristas a cargas, em tempo real, e oferece uma gestão logística completa desde gerenciamento de risco até um meio de pagamento e serviços financeiros, cresceu mais de 150% no último ano a base de usuários mensalmente ativos. O Tmov, principal marketplace de agronegócio do Brasil, da Sotran Logística, também viu seu faturamento crescer. No primeiro trimestre deste ano foi de mais de R$ 299 milhões, um crescimento de 103%, se comparado ao mesmo período de 2020. O objetivo, nesse ritmo de crescimento, é se consolidar como a maior plataforma de frete de cargas do Brasil.
Uma das estratégias adotadas, e que reflete neste crescimento, foi a de Growth. Esse processo consiste em projetar e conduzir experimentos a fim de otimizar e melhorar os resultados de forma ágil. A sacada não impactou só a base de motoristas da plataforma, mas também tem promovido campanhas de incentivo para estimular que, cada vez mais, caminhoneiros utilizem o aplicativo em sua jornada de trabalho. “Nós já acumulamos cerca de R$ 10 milhões em incentivos pagos, de janeiro a maio deste ano, para a base de 80 mil caminheiros que temos ativos na plataforma. Em 2020, esse número foi de R$ 4.8 milhões”, conta Brian Bittencourt, Head de Growth & Marketing do Tmov.
A última campanha realizada pela empresa foi a “Corrida da Safra”. A mecânica consistia em oferecer benefícios em dinheiro para os caminhoneiros que tivessem mais percursos realizados, ou seja, quanto mais viagens, mais eles ganhavam. “Os primeiros 500 caminhoneiros foram premiados com roteiros de estradas de diversos estados brasileiros, do centro-oeste ao sudeste do Brasil. O motorista que mais realizou trajetos durante a campanha levou um voucher no valor de R$30 mil. Ao todo, foram pagos cerca de R$155 mil”, ressalta Bittencourt.
O time tem feito dezenas de experimentos por mês na plataforma, analisam constantemente o NPS e realizam pesquisas para resolver as principais dores dos caminheiros, embarcadores e transportadoras. As squads de dados estão 100% focadas no match para oferecer a melhor carga, na hora e no lugar certo aos caminhoneiros que utilizam o Tmov. Em seu portfólio de clientes, empresas como Seara, Cargill, Coamo, Coopersucar, Yara e BRF fazem uso da plataforma. “Para nos consolidarmos, precisamos continuar crescendo em ritmo acelerado e isso passa pela estratégia de focar na jornada do motorista. Queremos ter um engajamento positivo para entregar a melhor experiência possível, desde a aquisição até a gestão de suas cargas dentro da plataforma”, conclui Bittencourt.