A Maxtrack, considerada referência em tecnologia para rastreamento de passageiros e cargas na América Latina, iniciou a incorporação de seu novo rotograma inteligente para veículos do agronegócio, com uso de imagens de drones ou mapeamento proprietário de fazendas e talhões em regiões de difícil identificação ou de operações reservadas.
Desenvolvida de maneira pioneira no mercado, segundo a empresa, a nova tecnologia apresenta aos motoristas e gestores logísticos uma nova possibilidade de mapear trajetos de maneira efetiva, sem a necessidade de conexão com a internet e sem dependência das soluções públicas de mapeamento.
O mecanismo possibilita o cadastro prévio dos percursos e exibe todos os dados do trajeto, com sinalização de pontos críticos, velocidade da via e do veículo, alertas de possíveis desvios, além da orientação em tempo real por imagens, texto e mensagens de voz, sem a necessidade de qualquer ação ou intervenção dos motoristas.
“Até pouco tempo, os motoristas de nossos parceiros ficavam vulneráveis em regiões mais rurais, diante da precariedade de sinalização física e falta de conexão, que os deixavam desorientados. O rotograma inteligente da Maxtrack supera esses desafios, uma vez que é processado de forma embarcada com informações geradas pelo próprio cliente, não demanda ação de motoristas enquanto dirige e conta com uma inteligência artificial capaz de antever potenciais problemas”, explica Felipe Brandão, analista de Negócios da Maxtrack.
Ao realizar o cronograma de viagem, o dispositivo permite que o setor logístico das operadoras cadastre todas as informações necessárias para o trajeto de ida e volta no sistema e direciona automaticamente para o terminal de dados embarcado nos veículos. A Inteligência Artificial auxilia, ainda, no cálculo de velocidade compatível com as curvas em trechos sinuosos, evitando potenciais acidentes por tombamento, além de realizar a gestão de quilometragem e consumo de combustível coerentes.
O projeto piloto foi realizado em parceria com a Raízen, no segundo semestre de 2023. Atualmente, a solução está instalada parcialmente na frota da companhia, com perspectiva de alocação total até o fim de 2024. “Nosso objetivo é que nossa solução inteligente esteja embarcada também em veículos que trafegam no âmbito rodoviário nos próximos anos”, conclui Brandão.
Automação com apoio de dados Recentemente, a companhia passou a investir também no desenvolvimento de uma ferramenta voltada para a automação de veículos de grande porte, capaz de proporcionar automação em nível 2 (direção parcial), quando há, ao mesmo tempo, controle de velocidade adaptativo e assistente de centralização da pista. A tecnologia, pioneira no mercado, apresenta controle de velocidade por cerca (área de risco, redução de velocidade após violação e assistência efetiva ao condutor (ADAS).