Foi inaugurada, no dia 17 de agosto último, a primeira fase do MBigucci Business Park Santo André, construído com alta tecnologia e infraestrutura triple AAA (alto padrão) com nove módulos em 16.000 m², que faz parte da área total de 110.000 m² (equivalente a 15 campos de futebol), localizada na Av. dos Estados, 7.328, Parque Central.
Com a grande demanda e os módulos desta fase entregues 100% locados, faltando só locar a área do Restaurante, a MBigucci já anuncia o início da construção da segunda fase: “Será uma planta similar, com toda infraestrutura de alto padrão. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2024”, informou o diretor técnico, Milton Bigucci Junior, por ocasião do lançamento.
No total, o MBigucci Business Park Santo André terá 37 galpões modulares de 1.141 m² a 2.831 m² por módulo e a possibilidade de junção, formando duas grandes naves, de 26.173 m² (nave 1) e 38.688 m² (nave 2). Todos os módulos possuem pé-direito de 12 m e piso com resistência de 6 ton/m². O investimento total é de R$ 300 milhões.
O prefeito Paulo Serra, presente no evento, enfatizou o segmento logístico como a retomada e redescoberta da vocação do ABC, em especial da cidade de Santo André: “A inauguração MBigucci Business Park Santo André, nesta localização, é simbólica para nós. A Av. dos Estados é um dos principais eixos logísticos da Região. E pela qualidade desta primeira fase entregue pela MBigucci, tenho a certeza de que a segunda e terceira fase que ainda serão construídas também serão 100% locadas assim que forem lançadas.”
Espaço caminhoneiras
O Business Park Santo André é um dos primeiros centros logísticos do país a ter um espaço específico para as caminhoneiras e cristais (esposas dos caminhoneiros), com sala de descanso, banheiro com chuveiro, copa, tv e infraestrutura adequada para estas profissionais. A inovação é fruto da parceria da MBigucci com o Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz.
Energia limpa
Com 1.5megawatts (cerca de 2 mil placas), o Business Park Santo André também terá a segunda usina de energia solar da BigTec, empresa do grupo MBigucci, para energia sustentável.
A exemplo da primeira usina fotovoltaica da empresa, em funcionamento desde 2020 no Centro Logístico de Diadema, a energia limpa deverá abastecer as áreas comuns do empreendimento e entrar na rede de distribuição, podendo ser fornecida para locatários e outros clientes.
Localização
A Região do ABCD é uma das mais procuradas para locação de galpões logísticos por estar entre o Porto de Santos, os principais aeroportos e a cidade de São Paulo, ideal para as empresas que importam ou exportam.
“São poucos os galpões Triple A (alto padrão) disponíveis. O que é entregue é rapidamente locado por conta da localização estratégica”, destacou o diretor de locação, Marcelo Bigucci. A taxa de vacância (desocupação) deste tipo de empreendimento no ABC paulista é 3,4%, uma das menores do Estado de SP, com taxa média de 10,7%, segundo pesquisa do 2º trim/2023, da consultoria JLL.
Novas áreas
Este é o terceiro Centro Logístico com a marca MBigucci Business Park. O primeiro foi entregue em 2012 na cidade de Diadema e o segundo em 2017 em São Bernardo do Campo. Se depender do presidente-fundador da construtora, Milton Bigucci, não vai parar por aí. “A MBigucci já prospecta novas áreas para outros empreendimentos logísticos, no ABC e demais regiões da grande São Paulo. Já estamos com o quarto Centro Logístico engatilhado para lançar. Será também na cidade de Santo André”, afirmou.
Características e diferenciais do MBigucci Business Park Santo André
– Terreno: 110.095,84 m²
– Primeira fase entregue: 16.000 m²/9 módulos
– Área total a ser construída: 64.861,00 m²
– 37 módulos entre 1.141,10 m² e 2.831 m², por módulo
– 2 grandes naves (junção dos módulos): 26.173 m² (nave 1) e 38.688 m² (nave 2)
– Docas para carga e descarga de carretas e caminhões
– Pé-direito: 12 m
– Piso de alta resistência: 6 ton.
– Restaurante: 703,12 m²
– 2 Portarias 24h com controle de acesso
– Segurança monitorada 24h com CFTV
– Auditório, área de convivência, ambulatório
– Espaço de apoio às caminhoneiras – Estacionamento: 126 vagas para carretas e caminhões (carga e descarga), 532 vagas para veículos regulares, 360 para bicicletas, 110 para motos, 29 vagas para idosos e 12 para PNE