Para oferecer solução logística com prontidão em todos os modais, a McLane do Brasil (Fone: 11 2108.8800), provedora e integradora de serviços logísticos, trabalha atualmente somente com transportadoras homologadas, isto é, que foram avaliadas criteriosamente antes de fechar a parceria com a McLane.
“Hoje trabalhamos com 120 transportadoras homologadas, são cerca de 5,5 mil veículos a nossa disposição em todo país. Temos a garantia de utilizar esses veículos quando precisarmos e, caso não seja suficiente, dependendo da região, levamos uma transportadora de outro local para lá”, afirma Marcos Ferreira, diretor de operações da Mclane do Brasil.
Segundo ele, independente se há negócio na área ou não, a Mclane busca parceiros para oferecer transporte em diversos segmentos – de alimentos, commodities, eletroeletrônicos, farmacêutico, produtos refrigerados, insumos e produtos acabados em geral. “Quando fechamos o contrato com o cliente, ficamos responsáveis pelo gerenciamento da transportadora. Por isso, prezamos por parceiros que tenham infra-estrutura tecnológica no tráfego de informações e qualidade de atendimento. Também sempre buscamos contratos a longo prazo”, acrescenta.
Homologação
Para ser homologada, a transportadora passa por uma avaliação geral. Uma equipe interna da Mclane é responsável pela vistoria das atividades da empresa como um todo – ela checa desde as instalações da transportadora e sua saúde financeira até a postura dos profissionais no atendimento ao cliente e atenção com a carga, além da qualidade, com base na norma ISO 9000. “Já avaliamos cerca de 300 transportadoras, dessas somente homologamos a metade. Há muitas com problemas de tecnologia para o rastreamento de cargas e organização dos processos, além do nível de treinamento e apresentação dos caminhoneiros. Ter o melhor preço nem sempre significa ter o melhor parceiro. Procuramos empresas que agreguem valor ao serviço”, explica.
Ferreira também deixa claro que esta homologação das transportadoras passa pela segurança, pelo gerenciamento de risco que entra na certificação. Segundo ele, hoje em dia, há cada vez mais necessidade de gerenciamento de risco. “Antes se considerava o valor agregado da mercadoria. Hoje, há necessidade de gerenciamento de risco. Saímos simplesmente do roubo de carga para entrar em rastreamento de informação – ou seja, saber por que o veículo está demorando, o que o condutor está fazendo. Ou seja, está embutida uma parte de controle, de gestão da frota”, assinala.
Benefícios
Antes de falar sobre os benefícios alcançados com estas medidas, Ferreira explica como funciona o processo. “Credenciamos empresas em várias regiões, desde para serviços de courrier até para o transporte de grandes volumes e cargas fechadas, bem como para todo tipo de transporte, como de líquidos, refrigerados e isotérmicos. O papel da Mclane é identificar os melhores transportadores das diversas regiões, propiciando o credenciamento de acordo com os seus objetivos, com os seus padrões de serviços.”
Portanto, ainda segundo o gerente de operações, os benefícios apontam para o fato de que, com um único operador, o cliente consegue ter uma solução completa, e não fica falando com vários transportadores, além de ter um padrão de atendimento e de serviço de qualidade, independente do que está no caminhão. “Atuamos em vários Estados, com a transportadora ‘a’ ou ‘b’, de modo transparente, oferecendo um serviço com qualidade independente do ponto onde está sendo feita a entrega.”
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