Como divulgadora oficial do PETY – Programa de Excelência em Transportes Ypê, realizado pela Química Amparo, mais conhecida pela marca Ypê, a Logweb continua a destacar os participantes do Programa. Desta vez, os focos são a Mello Transportes e a Transcunha.
Segundo Leonardo Borja Silva, gerente de logística da Mello Transportes (Fone: 31 3591.7441), o PETY é uma forma de valorizar os serviços prestados pela sua empresa e de reconhecimento da logística como uma questão estratégica para o sucesso do embarcador em questão. “Representa um estímulo para que possamos proporcionar o nível de serviço demandado pela Ypê.”
Silva também revela que são diversas as medidas que foram adotadas pela Mello para garantir um nível de serviço satisfatório: aumento da estrutura física, com maior quantidades de docas; aumento do número de veículos; aumento do corpo operacional; instalação de estrutura portapaletes; instalação de um software (WMS) para ganho de velocidade e controle no processo produtivo; implantação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) e do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) – sistemas em processo de implementação; elaboração do Projeto Desenvolvimento Conjunto Mello Transportes (Projeto DC Mello – que definiu o desenvolvimento sustentável como alicerce para o crescimento da empresa e implantou medidas de responsabilidade ambiental, de formação e qualidade de vida dos profissionais, de responsabilidade legal e filantrópica e de responsabilidade social na operação logística); reuniões periódicas de motivação do corpo gestor e operacional da empresa, visando assegurar o engajamento da equipe com os processos implantados; dentre outras ações.
O gerente de logística da Mello também fala das mudanças ocorridas na sua empresa em razão de participar do PETY. “O Programa representa um incentivo para que tenhamos excelência na expertise em distribuição de produtos Ypê e permitirá, assim, assegurar a possibilidade de implementar inovações na empresa. Entretanto, imediatamente, será perceptível o engajamento de toda equipe no Programa. Dessa forma, serão realizadas ações internas que garantirão a responsabilidade de se alcançar melhores níveis de serviços, como, por exemplo: a criação de metodologias para otimizar e controlar de forma mais eficiente as coletas e as entregas, um melhor retorno de informações à Ypê e uma intensificação na frequência do treinamento dos colaboradores – que já é realizado internamente. O objetivo será atingir – buscando eficiência – os índices avaliados na performance: Cumprimento da Grade de Agendamento, as Ocorrências de Entrega e as Entregas no Prazo”, completa Silva.
Resultados de excelência
“Qualquer ação de gestão realizada pelo transportador implica em resultados de excelência nas operações. Quando o cliente atua em conjunto com o prestador de serviço, estes resultados têm reflexo imediato no dia a dia da operação Ypê, bem como em outras operações que possuímos e que podem ter implementadas no PETY.”
A análise, agora, é de Alexandre Claudino, gerente comercial da Transcunha (Fone: 47 3348.3160), falando sobre a importância do Programa para sua empresa.
Ele também informa que buscam diariamente o contato com a equipe de operações da Ypê, atendendo as solicitações, discutindo processos, apresentando sugestões que podem ser compartilhadas com outros prestadores, no intuito de cada vez mais trazer resultados efetivos para a operação.
“Entre outros programas que a empresa desenvolve, a participação da Transcunha junto ao PETY agrega mudanças significativas no âmbito profissional, socioeconômico e institucional da empresa, agregando conhecimento e know-how e valor para os serviços prestados pela Transcunha”, finaliza Claudino.