Operar carga fracionada pode ser a solução para embarcadores que buscam vantagem competitiva em época de crise.
“É preciso reinventar-se. Não reinventar a roda”, afirma o diretor executivo do Grupo TGA e da operadora TGA Logística, Adilson Santos, ao responder a uma questão recorrente hoje em dia, entre embarcadores brasileiros e da América do Sul: como obter vantagem competitiva no transporte e na distribuição de carga, em um cenário de recessão?
O executivo completa sua afirmação recomendando como solução algo que a empresa já opera com sucesso e reconhecimento há mais de 20 anos, no Brasil e Mercosul: o transporte de carga fracionada (também conhecido como LTL – Less Than Truckload).
Obviamente, a resposta vem baseada nas várias nuances de um tema que envolve não apenas saber enfrentar a crise econômica, mas, principalmente, enfrentá-la sem ônus para os clientes e com a melhor eficácia possível. “Um serviço de carga fracionada confiável e de qualidade permite aos embarcadores um excelente custo-benefício”, garante Santos.
Fato é que as soluções chamadas colaborativas e integradas de carga chegaram para ficar no mercado. Fretes compartilhados e carga fracionada estão entre elas. E mais, a opção por este tipo de transporte pode ser aplicada com êxito aos diversos modais.
Vantagens e benefícios
A empresa destaca a redução de custos como principal vantagem do transporte de carga fracionada (LTL) em relação ao FTL (Full Truckload). Tanto para o embarcador, que pode despachar sua mercadoria pagando apenas parte do custo do frete de um veículo com carga dedicada (Full), como para a transportadora, que evita espaços ociosos no veículo, aumentando significativamente os ganhos provenientes de uma viagem só.
A ideia é consolidar cargas menores e de diversos tamanhos e volumes, vindas de vários clientes, a fim de ocupar toda a capacidade do caminhão e levando-as a vários destinos dentro de uma mesma rota. “Um serviço que parece simples, mas não é”, ressalta o executivo. “É preciso um bom planejamento de rota, mais cuidado no manejo das diferentes mercadorias, segurança e atenção redobradas. Afinal, estamos lidando com mais de um cliente ao mesmo tempo”, conclui.
A constante inovação tecnológica dos processos da TGA Logística aliada à sua moderna logística de movimentação de cargas e ao forte relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores resultam em serviços diferenciados e soluções personalizadas para toda a cadeia de suprimentos. Por isso, a empresa recomenda ponderar bem as duas opções (FTL e LTL) antes de escolher qual melhor se adapta aos objetivos do cliente.
Inclusive elas podem funcionar muito bem juntas. Embarcadores que operam intermodalidade podem se beneficiar de ambas. Se o cliente tem carga suficiente para lotar um caminhão, o frete em FTL geralmente é a melhor opção, especialmente pelo menor tempo de tráfego dispensado, em função do pouco número de paradas. Porém, ainda assim é possível se beneficiar da carga fracionada, se este cliente precisa distribuir esta mesma carga no seu destino. Neste caso, é feita a descarga em um armazém, a carga separada e, em seguida, distribuída a vários pontos, por meio do LTL.
Os caminhos da carga fracionada, no Brasil e Mercosul
A TGA Logística opera tanto LTL como FTL no modal rodoviário – nacional e internacional – a partir de terminais e escritórios próprios no Brasil, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Segundo a operadora, uma nova rota será inaugurada no segundo semestre deste ano, desta vez para a Bolívia, com saídas semanais. Confira as rotas:
• Saídas semanais de São Paulo para Santiago e Los Andes (Chile)
Transit time: 7 dias, a contar da saída do terminal
• Saídas semanais de São Paulo para Buenos Aires (Argentina)
Transit time: 5 dias, a contar da saída do terminal
• Saídas semanais, de São Paulo para Assunção (Paraguai)
Transit time de 72 horas: 3 dias, a contar da saída do terminal
• Saídas semanais, de São Paulo para Montevideo (Uruguai)
Transit time de 72 horas: 3 dias, a contar da saída do terminal
Todas as rotas contam com rastreamento on-line dos embarques, do início ao final, acesso à documentação de embarque on-line por meio do sistema Tracking & Tracing, cobertura completa de seguro porta a porta, incluindo possíveis avarias e danos parciais, além de sistema de aduana express, garantindo o menor tempo de trânsito desde a liberação da carga.
LTL também no transporte urbano
A TGA também atua em LTL para o transporte urbano de carga, de acordo com as necessidades dos seus clientes. Dois modernos centros de armazenagem e distribuição instalados próximos à rodovia Anhanguera, em São Paulo, são a base da expansão contínua da empresa para todo o território nacional. Uma área total de 15.000 m² de piso de armazém, pé-direito de 9 m, capacidade de movimentação de carga e descarga de até 2.500 ton/mês está preparado para abrigar até 10 mil posições- paletes.
Investir para crescer
Ainda para este ano, a TGA Logística prevê investimentos em novos equipamentos que comportem um melhor aproveitamento da carga e, consequentemente, reduzam os custos para seus clientes. Além de transporte FTL e LTL, o grupo TGA também opera distribuição urbana nacional, armazenagem, cargas pesadas, conteinerização e cabotagem. Além disso, a empresa também oferece soluções customizadas de projetos logísticos para LOGÍSTICA PROMOCIONAL, que é um segmento que em épocas de crise econômica tem papel fundamental na cadeia de consumo.
Sobre a TGA Logística
Há 21 anos fornecendo soluções em transporte e logística, a TGA Logística (www.tgalogistica.com.br) é uma das principais consolidadoras de carga terrestre e marítima no Brasil e Mercosul, oferecendo serviços diferenciados e de alto valor na cadeia de suprimentos. A empresa destaca-se por sua excelência no transporte rodoviário de carga fracionada, FTL (Full Truck Load) e LTL (Less Than Truckload), cargas excedentes e cargas de projeto, a partir de terminais e escritórios próprios no Brasil, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Por meio de seu escritório em Santos/SP, a empresa também administra atividades de cabotagem e assessoria em Comércio Exterior.
Fone: 11 3464.8181