O Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América Latina, anuncia a abertura de um Centro de Distribuição em Lauro de Freitas, na Bahia. A operação será no modelo Fulfillment, em que o Mercado Livre fica responsável por todo o processo logístico do vendedor do marketplace, do estoque de produtos ao pós-venda.
Esta nova unidade é parte do plano de expansão da malha logística do Mercado Livre contemplado no investimento de R$ 4 bilhões no país em 2020. Este é o terceiro CD de Fulfillment da empresa no Brasil e primeiro no Nordeste. Os outros dois estão localizados em Louveira e Cajamar, no Estado de São Paulo.
“A inauguração deste CD no Nordeste é bastante estratégica para darmos um salto de qualidade na experiência do cliente do nosso marketplace. Buscamos realizar entregas ainda mais rápidas e a preços menores. E também ajudar os empreendedores locais a ter uma opção de logística premium sem terem que investir para isso. Esse movimento está diretamente ligado ao nosso compromisso de democratizar o e-commerce e contribuir para que nossas ações se reflitam em toda a cadeia de valor envolvida”, afirma Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios para a América Latina.
Bassoi conta ainda que o local armazenará um portfólio vasto de produtos com entregas no mesmo dia ou dia seguinte para Salvador, dependendo do horário da compra. As encomendas poderão ser entregues em até um dia para o Recife, PE. Atualmente, mais de 70% das entregas realizadas via Fulfillment chegam aos clientes de todo Brasil em menos de dois dias – há um ano era 55%. As entregas acontecem inclusive aos sábados.
“Queremos fazer entregas mais rápidas para o Nordeste, aumentando ainda mais nossa oferta de entregas grátis nessa região, que já é a melhor do mercado”, completa.
CD Triple A
O CD em Lauro de Freitas, localizado a 30 minutos de carro de Salvador, possui 35 mil metros quadrados, com capacidade de expansão e capacidade para atender mais de 100 mil clientes por dia. O espaço vai iniciar as atividades com 50 colaboradores, podendo chegar, em sua capacidade máxima, a 500 pessoas trabalhando na operação.
As novas instalações são construídas no padrão “Triple A”, que traz vantagens que otimizam a logística e, ao mesmo tempo, são sustentáveis e beneficiem os colaboradores e também os moradores do entorno da operação.
“Estamos caminhando para ser uma operação cada vez mais sustentável. Temos ações que vão desde reutilizar água da chuva, até disponibilizar um espaço que seja mais confortável e seguro para todas as pessoas que convivem lá e que fazem parte da operação, até a realização do projeto Redes para o Futuro, iniciativa que visa a capacitação dos jovens do entorno. Nós, inclusive, pretendemos absorver uma parte desses jovens na nossa operação”, aponta Bassoi.