O Mercado Livre – empresa de tecnologia para e-commerce líder na América Latina – iniciou suas operações de fulfillment para vendedores que atuam em seu marketplace no Brasil. Oferecido e desenvolvido pela unidade de negócios de logística Mercado Envios, o fulfillment é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um Centro de Distribuição, incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.
O CD onde Mercado Envios fará a operação de fulfillment fica localizado em Louveira, na região de Campinas, a cerca de 60 km de São Paulo. O espaço possui 17.000 m² e potencial para atingir 50.000 m².
O objetivo da empresa com a iniciativa é garantir uma experiência de compra e venda ainda melhor em seu marketplace. “Para o comprador, o produto chegará mais rápido e embalado dentro de um padrão de qualidade pré-estabelecido; para o vendedor, deixar que o Mercado Livre realize essas etapas significa ter mais tempo para se dedicar à estratégia do negócio e às vendas”, destaca Leandro Bassoi, diretor do Mercado Envios.
Atualmente, 130 vendedores já aderiram ao serviço e estão em fase de implantação; 10 deles já em operação. Neste primeiro momento, o fulfillment atenderá os lojistas que tenham produtos com alto volume de vendas no marketplace, a maioria PMEs. “Neste início do projeto queremos gerar um impacto imediato na qualidade da experiência dos compradores”, afirma Bassoi. O vendedor que adotar a solução não precisará realizar nenhum investimento. Inicialmente, as despesas operacionais serão subsidiadas pelo Mercado Livre, um diferencial que se soma à iniciativa de frete grátis, já oferecida pela companhia.
As tecnologias utilizadas no serviço, WMS e TMS foram desenvolvidas pelo Mercado Livre, incluindo a expertise da equipe do Axado, empresa adquirida em 2016. No CD a operação é realizada em parceria com a CEVA Logistics.