Mercado Livre inaugura no Brasil primeiro Sortation Center da América Latina

Seguindo o plano de investimento para ampliação de sua eficiência logística, o Mercado Livre anuncia a implantação do primeiro Centro de Consolidação (Sortation Center) da América Latina.

Localizado em Cajamar, SP, o novo centro logístico deve consolidar cerca de 450 mil pacotes por dia – número que corresponde a cerca de 30% das entregas realizadas no Brasil, conectando suas origens na rede do Mercado Livre com mais de 100 destinos pelo Brasil. 

“Trabalhamos continuamente para oferecer a melhor experiência de compra para nossos usuários e isso passa diretamente pelo nosso investimento em inovações que apoiam a eficiência da rede de operações logísticas. Com o Sortation Center, além de ganhar agilidade no dia a dia da operação, também nos antecipamos em desenvolver soluções que mantenham o nosso crescimento na velocidade das entregas durante todo o ano, inclusive em grandes picos de compras e datas promocionais, como a Black Friday. Nesta data teremos potencial para consolidar mais de 450 mil pacotes”, destaca Eduardo de Sá, diretor de transportes do Mercado Livre. 

O sistema funciona como uma grande esteira seletora de pacotes, que conecta todas as origens da rede do Mercado Livre com mais de 100 destinos em 24 estados do Brasil, por meio de tecnologia desenvolvida pela companhia. Além de otimizar a roteirização dos pacotes em transportes, o investimento chega para otimizar ainda mais a eficiência da malha logística do Mercado Livre. 

Geração de empregos

Atualmente, a operação do consolidador conta com 200 colaboradores e a expectativa é que, até o final do ano, sejam ofertadas mais 200 vagas para complementar o time, acompanhando o plano de investimento do Mercado Livre não só na implementação de inovação e tecnologia, mas na abertura de novas vagas.

O time do Sortation é liderado por Ana Flávia Montagnolli, gerente de operações do Centro de Distribuição. “Estamos muito entusiasmados com essa fase de construção do time para chegarmos ao potencial máximo da nossa operação. Temos oportunidades abertas para diversos perfis, desde o primeiro emprego, para jovens que vão conhecer sobre a operação logística, até especialistas do setor”, enfatiza Ana Flávia.