O Mercado Livre, maior empresa de tecnologia para e-commerce da América Latina, abre as portas da sua nova sede no Brasil. Com projeto inspirado nos campus do Vale do Silício, Califórnia (EUA), o complexo, com capacidade para até 2 mil colaboradores, recebeu um investimento de R$ 105 milhões. Batizada de Melicidade, a sede fica na divisa das cidades de São Paulo e Osasco, estado de São Paulo.
Antes localizada em Alphaville, Santana de Parnaíba, a empresa precisava ampliar seu espaço para receber o crescente número de colaboradores – que, de agosto de 2015 pra cá, cresceu 38%. O projeto é de autoria do escritório Athié Wohnrath, que revitalizou um terreno de 33.000 m² com instalações que somam 17.000 m² de área construída.
Com áreas de trabalho compartilhadas e que privilegiam o contato direto entre todos os colaboradores, o espaço conta com cafeteria em seu boulevard, 140 salas de reunião, 11 salas de treinamento, auditório com 200 lugares, uma arquibancada para eventos internos, biblioteca e espaços de descanso. Além disso, a empresa montou um restaurante, com capacidade para 450 pessoas, e uma área de esporte e lazer, chamada de Meli Mall, onde há academia, salão de jogos, salão de beleza, atendimento nutricional e massagem. Na área externa, que conta com 22.000 m², há um jardim com redes e uma quadra poliesportiva. A obra da nova sede durou 12 meses e envolveu cerca de 1500 profissionais.
“A Melicidade foi projetada com base em três objetivos: encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes e promover sustentabilidade”, destaca Helisson Lemos, presidente do Mercado Livre no Brasil. A inauguração acontece no mesmo mês do aniversário de 17 anos da companhia, que acaba de divulgar os resultados de seu melhor trimestre financeiro. No Brasil, a companhia cresceu 61% em receita líquida no período em moeda local.
Estratégia Sustentável
A nova sede incorpora diversas soluções que otimizam a utilização de recursos naturais. A obra conta com 2.000 painéis fotovoltaicos no telhado, que geram a metade da energia distribuída no complexo. Além disso, a iluminação 100% automatizada – foram instaladas 2.800 lâmpadas LED – reduz em até 75% o consumo de energia. Grandes aberturas e janelas privilegiam a entrada de luz natural no ambiente do escritório.
Há 4 tanques de água de reuso para reaproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins e abastecimento das bacias sanitárias. A reciclagem também está em todas as partes da Melicidade. O carpete colocado nos postos de trabalho foi feito a partir de produtos reciclados, e o descarte de resíduos (papel, metal, plástico, pilha e óleo) é estimulado entre os colaboradores. Há também uma composteira para a transformação das sobras de alimentos em adubo orgânico, que é doado ao projeto social Hortas de Osasco.
A preocupação com a sustentabilidade também passa por ações como o incentivo à carona e a implantação de um rodízio de carros – que estabelece um dia na semana para que o colaborador deixe seu carro em casa.
Arte
Dezenas de intervenções artísticas nas áreas internas e externas do complexo trazem cor e leveza aos ambientes. As obras são dos artistas Timoteo Lacroze, Rimón Guimarães, Mart Aire e João Lelo.
Crescimento constante
O Mercado Livre tem conquistado resultados expressivos no Brasil. A companhia fechou o segundo trimestre deste ano com 61% de crescimento da receita líquida no país, frente ao mesmo período do ano passado. Na América Latina, a receita líquida total foi de US$ 199,6 milhões, um crescimento de 29,4% em dólares e 73% em moeda constante. Nesses três meses, 43,7 milhões de itens foram vendidos no Marketplace do Mercado Livre: 45% a mais do que no mesmo período do ano passado. Foi o melhor trimestre da história da empresa – tanto no Brasil quanto na região, onde a companhia está presente em 19 países.
Ficha técnica – Melicidade
->12 meses de obra, envolvendo 1500 profissionais;
-> Terreno de 33.000 m², com 17.000 m² de área construída;
-> Áreas abertas totalizam 22.000 m²;
-> Mezanino com 4.500 m² de área de trabalho compartilhada;
-> Estacionamento com 400 vagas;
-> Capacidade para 2.000 colaboradores;
-> 2.000 placas solares, que geram a metade da energia distribuída no complexo;
-> 2.800 lâmpadas LED;
-> Restaurante com capacidade para servir 450 pessoas ao mesmo tempo;
-> Auditório com capacidade para 200 pessoas;
-> 11 salas de treinamento, com capacidade para mais de 200 pessoas. Entre elas 4 salas de idiomas;
-> 140 salas de reunião