Com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia de gestão entre micro e pequenos empreendedores, o Mercado Livre, maior empresa de tecnologia para o comércio eletrônico da América Latina, lançou um sistema que permite a esse público organizar e profissionalizar suas operações.
Chamada de Mercado Back Office Express, a solução é o principal resultado da aquisição da empresa KPL Soluções, realizada dois anos atrás, que previa o desenvolvimento de um produto que apoiasse aqueles que realizam cerca de 300 vendas por mês. Seu uso é gratuito, e nesta fase inicial está disponível aos vendedores que atuam no marketplace do Mercado Livre. Em uma segunda fase, uma versão será oferecida também ao e-commerce como um todo, atendendo a lojas online próprias e outros marketplaces.
A solução oferece ferramentas que automatizam as etapas de recebimento de pedidos; emissão de nota fiscal e cálculo de impostos; controle de fluxo de caixa; controle de estoque; conferência de pedidos e emissão de etiqueta de postagem. Com essas fases automatizadas e agilizadas pelo sistema, o empreendedor terá uma economia média de tempo de 75 horas por mês.
Segundo estudos realizados pelo Mercado Livre junto a seus vendedores, um pequeno empreendedor do e-commerce chega a gastar o equivalente a 10 dias no mês para fazer a gestão de suas vendas. Com o sistema ERP, esse tempo é reduzido para o equivalente a um dia no mês. Outra vantagem é a redução de erros humanos durante a operação, evitando retrabalho, custos extras e trocas ou devoluções de produtos.
Com esse lançamento, o Mercado Livre apresenta a mais nova área de negócios de seu ecossistema: o Mercado Backoffice, responsável por desenvolver tecnologias para a gestão no comércio eletrônico. A nova unidade atenderá, com este lançamento, todos os portes de vendedores: micro e pequenos, com o ERP recém-lançado; e médias e grandes empresas de e-commerce, com o sistema KPL Enterprise.
“Temos pesquisas que mostram que a demanda por tecnologia de gestão entre os vendedores pequenos é enorme. E os pontos críticos para eles são o controle financeiro e o de estoque. Se essas duas partes não caminharem bem, todas as outras ficam comprometidas, dificultando um crescimento sustentável”, afirma Renato Pereira, que está à frente dessa nova área.
Os micros e pequenos empreendedores do Mercado Livre já vêm registrando crescimento médio de 41% ao ano, de acordo com as últimas pesquisas encomendadas pela companhia ao Ibope Conecta, conforme acrescenta Helisson Lemos, presidente da empresa no Brasil. “Ou seja, são lojistas extremamente competentes. Esperamos ajudá-los a conquistar percentuais de crescimento ainda maiores”, afirma.