A Mercedes-Benz do Brasil passou a ser reconhecida como Empresa Laço Amarelo, uma derivação do movimento Maio Amarelo. Essas duas iniciativas, coordenadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, visam uma conscientização geral sobre a necessidade de redução de acidentes nas estradas e, consequentemente, no número de mortes, que é alarmante.
Essas ações, que buscam engajar toda a sociedade e os cidadãos, naturalmente impacta também os motoristas do transporte de carga e de passageiros, contando com a participação de várias empresas, entidades, poder público e sociedade civil.
De acordo com o Painel CNT (Confederação Nacional do Transporte), em 2021, foram mais de 64.000 acidentes nas estradas brasileiras, com quase 53.000 vítimas e cerca de 5.400 mortes, ou seja, aproximadamente, a cada 100 acidentes, 10 pessoas perdem suas vidas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera as mortes por acidente de trânsito como uma epidemia.
“Naturalmente, essa epidemia preocupa a Mercedes-Benz. Por isso, além de entregar ônibus e caminhões de alta qualidade e confiabilidade, a marca assume o compromisso de conscientizar e lembrar a todos que as normas de trânsito existem para evitar acidentes e devem ser respeitadas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com o executivo, como Empresa comprometida com os princípios ESG e focada no ecossistema do transporte responsável, a Mercedes-Benz sempre olhou com muita atenção para a segurança no trânsito. “A marca utiliza avançadas tecnologias em seus ônibus e caminhões, com alto padrão de segurança que visa a proteção dos motoristas e passageiros, bem como das demais pessoas no tráfego e nas vias. Sistemas de auxílio à condução, por exemplo, tornam os nossos veículos mais seguros, estendendo essa proteção aos demais que circulam pelas estradas e cidades”.
A fim de dar visibilidade a iniciativas como Maio Amarelo e Empresa Laço Amarelo, as redes sociais da Mercedes-Benz divulgam ações de entidades e ONGs que atuam com foco na mobilização dos mais diversos públicos, afinal, todos têm responsabilidade no trânsito e devem se preocupar em salvar vidas.
Veja o vídeo da campanha deste ano nas redes sociais da Mercedes-Benz do Brasil: YouTube | Facebook Caminhões | Facebook Ônibus | Instagram Caminhões.