A Mercosul Line, transportadora brasileira do Grupo CMA CGM, incorporará à sua frota de veículos cinco caminhões movidos a Gás Natural Veicular (GNV). Esse combustível faz parte de uma geração de energia mais limpa e está alinhado com o objetivo do Grupo CMA CGM de incorporar combustíveis alternativos em sua matriz energética, a fim de atingir Carbono Zero Líquido até 2050.
Esse é o primeiro passo na jornada de descarbonização da Mercosul Line. No futuro, o objetivo é que os veículos façam a transição para o biometano, um gás gerado a partir da decomposição de compostos orgânicos que pode reduzir as emissões de poluentes em até 90% em comparação com o combustível convencional, de acordo com o Centro Internacional de Energias Renováveis/Biogás (CIBiogas).
Nos últimos anos, a Mercosul Line vem ampliando as operações de transporte de contêineres por meio de rotas ferroviárias, complementando o transporte rodoviário.
Testes
A Mercosul Line realizou testes com um caminhão de sua frota e, após seis meses de operação, o veículo manteve o mesmo excelente nível de atendimento ao cliente e capacidade de carga.
“O Gás Natural Veicular (GNV) é amplamente utilizado no Brasil, com postos de abastecimento localizados ao longo de todas as rodovias e grandes cidades. A operação com esses veículos ocorrerá na região Sudeste, a partir do porto de Santos, com a possibilidade de incluir o serviço Multimodal, pois dependendo da rota, o transporte ferroviário pode ser utilizado além do marítimo e rodoviário. Seremos a primeira transportadora do Brasil a utilizar uma frota com essa configuração”, enfatiza Cristhian Silva, gerente de Inland Procurement do Grupo CMA CGM. Para Gustavo Breder, gerente Intermodal da Mercosul Line, um dos maiores desafios foi fazer a transição da matriz energética do transporte rodoviário sem impactar os clientes. “Estamos constantemente avaliando oportunidades para substituir nossa frota, a fim de reduzir as emissões de CO2 e, com a ajuda de parceiros, atingimos um marco importante. Hoje, com os novos modelos e a quantidade de cilindros instalados por veículo, podemos alcançar um desempenho semelhante, em termos de quilômetros percorridos, ao de um veículo a diesel. Isso nos permite manter o nível de serviço sem a necessidade de aumentar a frota. Tornar a cadeia porta a porta de nossos clientes cada vez mais ecológica é uma fonte de grande orgulho e inspiração para nós”, afirma Breder.