Metrô, CPTM e EMTU têm operação especial para o Carnaval

As empresas do sistema de transporte metropolitano de São Paulo (Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) iniciam, na próxima sexta-feira, dia 20, a operação especial para o Carnaval. A oferta de trens, tanto no Metrô como na CPTM, será reforçada durante os horários de maior movimento. A EMTU terá um esquema diferenciado de transporte, por meio da Ponte Orca, nas estações Tietê e Palmeiras-Barra Funda, para o Anhembi e vice-versa.

Esquema especial de Micro-ônibus Metrô-Sambódromo

Para facilitar os deslocamentos dos foliões até Sambódromo neste Carnaval, a EMTU criou duas linhas gratuitas de micro-ônibus que ligarão as estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, do Metrô, ao local do evento. Serão 20 veículos da Reserva Técnica Operacional que sairão da estação Palmeiras-Barra Funda e outros 20 da estação Portuguesa-Tietê.

Para utilizarem o serviço, os usuários devem retirar as senhas distribuídas por agentes da CPTM e do Metrô que estarão nas linhas de bloqueio (catracas) antes da saída das estações. O passe dará direito ao embarque no micro-ônibus, na ida e na volta. Assim, é imprescindível guardá-lo para apresentá-lo ao funcionário na volta para casa.

Nos dias 20, 21, 22, 23 e 27 de fevereiro, das 17h até a 1h, haverá micro-ônibus da Ponte Orca, gerenciada pela EMTU, das estações Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha) para facilitar o acesso até o Sambódromo. O desembarque dos passageiros no Anhembi será no Portão 1 (entrada do Pavilhão de Exposição).

Nos dias, 21, 22, 23, 24 e 28/2, das 5h às 9h, a operação acontece no sentido inverso. Os veículos sairão do Sambódromo para as estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda.

Nos Trilhos

No Metrô, na sexta-feira (dia 20), o reforço será nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), que atendem os terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda. A Linha 1-Azul terá 41 trens em circulação no período da manhã e 42 no período da tarde, proporcionando um acréscimo de 28 viagens em relação a uma sexta-feira normal. Na Linha 3-Vermelha, circularão 42 trens, nos picos da manhã e da tarde, e 34 no período da noite, com 26 viagens a mais em relação a uma sexta-feira normal.

Já as linhas 2-Verde (Alto Ipiranga-Vila Madalena) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) vão operar com ofertas de trem de um dia útil normal. A Linha 2-Verde terá 15 trens nos picos da manhã e da tarde, realizando 728 viagens programadas.  A Linha 5-Lilás oferecerá cinco trens nos horário de rush da manhã e da tarde, promovendo um total de 380 viagens.

No sábado (21) e domingo (22), a programação de trens será igual a de um final de semana normal; ou seja, 60% e 40% da frota de um dia útil, respectivamente.

A segunda-feira de Carnaval, dia 23, contará com uma oferta especial de trens. Haverá aumento no número de viagens: serão 698, na Linha 1-Azul; 455, na Linha 2-Verde; 845 na Linha 3-Vermelha e 322 na Linha 5-Lilás.

Na terça-feira, dia 24, o número de trens em circulação  será igual à oferta de um domingo normal; ou seja, 40% da frota de um dia útil.

Horário antecipado na Quarta-feira de Cinzas

Na quarta-feira de Cinzas, 25/2, o início da operação comercial nas linhas 1 e 3 será antecipado para as 4 horas e, na Linha 2, para as 4h30. A Linha 1 terá 34 trens circulando no pico da manhã e 42 no pico da tarde. A Linha 2 terá 12 composições no período da manhã e 15 no período da tarde. Na Linha 3, circularão 37 composições pela manhã e 42 à tarde. A Linha 5 terá oferta de um dia útil normal, com cinco trens em circulação.

Na CPTM, entre sábado e quarta-feira, haverá um esquema especial para a circulação de trens nas Linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana).

No sábado (21/2) e domingo (22/2), os intervalos não terão alterações, sendo os mesmos praticados normalmente nesses dias. A operação, na segunda-feira (23/2), será igual a de um sábado, com intervalos  entre 12 minutos (linhas 7,8, 10, 11e 12) e 10 minutos (linhas 9 e Expresso Leste). Já na terça (24/2), a circulação será idêntica a dos domingos: os horários de partidas dos trens serão de 15 minutos (linhas 7,8, 10, 11e 12)  e 12 (linhas 9 e Expresso Leste).

Já na quarta-feira (25/2), dia atípico, em que a maioria das pessoas começa a trabalhar após o meio-dia, os trens circularão com intervalos entre 12 e 10 minutos pela manhã. No horário de pico da tarde, a CPTM retoma a programação normal dos dias úteis, com os menores intervalos, entre 6 (linhas 9 e Expresso Leste) e 8 minutos (linhas 7,8, 10, 11e 12).

Ônibus metropolitanos e Pontes ORCA no Carnaval

A frota de quatro mil ônibus metropolitanos da Grande São Paulo será reduzida durante o Carnaval. No sábado (21/02) e domingo (22/02), a operação será normal; ou seja, 70% e 50%, respectivamente, do total que circula nos dias úteis. Na segunda-feira (23/02), a quantidade de ônibus será a mesma dos dias úteis e, na terça-feira (24/02), a mesma dos sábados.

No Corredor Metropolitano ABD, a frota de sábado (21) e domingo (22) seguirá a programação normal dos outros fins de semana. Na segunda-feira, as linhas 284, 285, 286, 287, 288, 289, 290 e 376 circularão com programação de dia útil. Na terça-feira (24), todas as linhas que circulam no corredor ABD seguem a programação de sábado.

Os serviços de Ponte ORCA que ligam a Estação Vila Madalena do Metrô às estações Palmeiras-Barra Funda e Cidade Universitária (CPTM) funcionarão com frota reduzida na segunda-feira, 23/02.

No caso dos veículos que atendem a Estação Cidade Universitária, a frota será reduzida de 21 para 15 veículos. A que atende a estação Palmeiras-Barra Funda será reduzida de sete para cinco micro-ônibus. Na terça-feira (24) de Carnaval, esse serviço, gerenciado pela EMTU, não funcionará.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo de SP – Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos