Por ser cosmopolita e apresentar uma crescente necessidade por espaço, a região da Grande São Paulo é foco de investimentos da MetroFit, empresa brasileira de self storage fundada em 2012. Com três unidades em funcionamento – Marginal Tietê, Santo André e, a mais recente, Mooca – três novos empreendimentos estão à vista.
Buscando expandir sua operação para toda São Paulo, a MetroFit escolheu os bairros Chácara Santo Antônio e Morumbi (unidade chamada Francisco Morato), localizados respectivamente nas zonas sul e oeste da capital paulista, e a cidade de São Caetano do Sul, na região conhecida como ABC, para a construção de suas três novas unidades. Com investimento de cerca de R$ 20 milhões por empreendimento, a previsão é de que as operações sejam iniciadas em até dois anos.
“Nosso foco é a experiência e o conforto do cliente, nos quais se refletem todo o processo que envolve o conceito das novas unidades. A nossa equipe de desenvolvimento tem o desafio de escolher o local mais adequado para o self storage, de preferência em vias de grande fluxo e acesso”, explica Hans Scholl, CEO da MetroFit. As três áreas são predominantemente residenciais e têm carência de opções de self storage com a reconhecida qualidade operacional da MetroFit.
Todas passaram pelo criterioso processo de escolha até a aquisição dos terrenos em avenidas principais. Cada um possui área total de aproximadamente 5.000 m². Na Avenida Santo Amaro, nº 6721, localizada a 200 m da estação do metrô Alto da Boa Vista, a unidade Chácara Santo Antônio terá oito andares e aproximadamente 650 boxes. Já a Avenida Francisco Morato, nº 3291, receberá a unidade Francisco Morato. A cerca de 500 m do Butantã Shopping e a 2 km do estádio do Morumbi, a unidade contará com 610 boxes distribuídos em sete andares. No ABC, a unidade São Caetano é a maior das três. Os 6.200 m² de área na Avenida Guido Aliberti, nº 1481, a 500 m do Park Shopping e a 2 km da Prefeitura da cidade, abrigarão o prédio de quatro andares com 630 boxes.
A diversidade de tamanhos dos boxes, com entre 1 e mais de 50 m², busca atender não apenas o público residencial – que vê nas soluções uma extensão de sua casa –, mas também o público comercial de empresas. São soluções para armazenamento de itens pessoais, móveis, mudança, reforma, guarda de estoque, entre tantas outras necessidades. A flexibilidade dos contratos, que entram em vigor de forma imediata logo após assinatura de ambas as partes, permite que os clientes permaneçam com o box locado o tempo que for preciso, sem nenhum tipo de burocracia.
Projetos arquitetônicos
“Temos o cuidado de montar os projetos arquitetônicos otimizando os terrenos, com foco no melhor aproveitamento da área e na experiência do cliente, para que ele tenha conforto e segurança no período em que está na unidade. Os projetos contemplam o padrão já reconhecido e premiado, os quais enfatizam os ícones da MetroFit, como o mosaico com as cores de identidade da marca – o amarelo e os tons de cinza –, e a régua, que simboliza espaço”, enfatiza Scholl.
As construções permitem que os boxes recebam luz e ventilação natural, o que contribui para não serem locais claustrofóbicos e previnem o mofo dos itens armazenados. As áreas de carga e descarga são cobertas. Além disso, possuem docas e carrinhos, o que facilita o transporte de quaisquer itens e simplifica o dia a dia dos clientes.
A MetroFit tem como sócia a Metro Storage, uma das dez maiores companhias de self storage nos Estados Unidos, que soma mais de 125 operações em 14 estados norte-americanos, e recebeu aporte da Goldman Sachs em 2016 para expansão do portfólio. É por isso que a estratégia da empresa é continuar a expandir sua atuação tanto pelos bairros de São Paulo (SP) quanto pela região do ABC.
O self storage – “Guarde, tranque e leve a chave”. Esse é o conceito da MetroFit para solucionar crescentes problemas de espaço para empresas e pessoas físicas. Por meio da locação de boxes individuais e privativos, clientes podem guardar móveis, documentos, itens pessoais, de mudança ou corporativos, com total segurança e praticidade. Os contratos são mensais e flexíveis, o acesso é restrito e a MetroFit busca se diferenciar não apenas pela qualidade de seu atendimento, mas também por oferecer a melhor experiência ao cliente.