O Moinho Anaconda, indústria brasileira de farinha de trigo que comercializa o produto em vários estados do Brasil, adotou a solução “Recebimento DFe para SAP” da Synchro e aprimorou os processos de registro de entrada de mercadorias (NFe) e de conhecimentos de transportes (CTe). Com isso reduziu a ocorrência de erros nos processos e aumentou de forma significativa sua eficiência operacional.
A empresa processa 16 mil notas fiscais e 30 mil conhecimentos de transportes por mês nas filiais de São Paulo e Curitiba. Entre os problemas que o processo manual gerava, destacam-se os erros de digitação que implicavam retrabalho, aumentando o custo dos processos, e atraso no registro de entrada de mercadoria, aumentando o risco de problemas no processo produtivo.
A solução da Synchro garante rapidez no processo de recebimento. A companhia obteve redução de mais de 60% no tempo de processamento do documento fiscal que antes era de nove minutos. Além disso, a solução possibilita que o Moinho Anaconda faça a análise automática e criteriosa dos arquivos XML de documentos eletrônicos e que insira os dados automaticamente no ERP SAP. Dessa forma, o documento eletrônico recebido na forma de arquivo XML é arquivado automaticamente ficando à disposição para, se exigido, ser apresentado ao Fisco. A solução Synchro está sendo usada nas filiais São Paulo e Curitiba e em seis centros de distribuição do Moinho Anaconda.
Paulo Camillo, Gerente de Negócios da Synchro, afirma que a solução que contribuiu para a conformidade fiscal da empresa aprimorou o seu processo logístico. “O processo automático de confrontação do pedido de compra com o documento eletrônico logo após a sua emissão possibilita a resolução de problemas antes da chegada do material comprado. No processo manual, muitos problemas eram detectados somente no momento da recepção do material”.
De acordo com Carlos Qualioto, responsável pela área fiscal do Moinho Anaconda, com a solução adotada a companhia tem garantida a qualidade da informação registrada no SAP. Em decorrência do aumento de qualidade obtido, a companhia conseguiu gerar novas oportunidades em outras áreas da empresa para os profissionais que antes trabalhavam exclusivamente no processo de recebimento . “A expectativa é aumentar a qualidade da informação registrada para não ter surpresas com o Fisco, pois com processos manuais o risco de não conformidade com a legislação tributária é grande”.
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