A Flash Courier se reinventa com a aposta em um novo modelo de negócio no mercado de distribuição. De olho nas mudanças do perfil de consumo e das formas de pagamento, a empresa anuncia a criação da Moove, que também atua no mercado logístico, mas com foco em meios eletrônicos de pagamento e no transporte de encomendas urgentes.
O CEO da Flash Courier, Guilherme Juliani, explica que a Moove já atua é uma recriação da Ilog, transportadora do mesmo grupo da Flash, que existe há cinco anos e atende grandes clientes como PagSeguro, Ifood e DressTo. “A Ilog é uma empresa independente e que, agora, passa a ser a Moove. A troca de nome reforça nossa intenção de reformular a marca para atender um mercado totalmente diferente”, esclarece.
Ele explica que a estratégia segue uma tendência mundial, que é a substituição dos cartões físicos por meios de pagamento eletrônico, como os que utilizam a leitura de QRcode, biometria ou associação com plataformas mobile, como o celular. “A Flash se consolidou nesse mercado de cartões, mas com as mudanças impostas pela tecnologia e a necessidade do cliente de ter, cada vez mais, comodidade nos processos do seu dia a dia, a tendência é que esses cartões de plástico caiam em desuso em alguns anos. Nós não vamos esperar isso acontecer e, por isso, estamos antecipando esse cenário e criando alternativas para o negócio”, afirma.
O novo mercado não assusta a Flash, que, muito mais que uma empresa de logística, é um negócio de TI. “Nosso trabalho é muito focado na utilização de dados e na melhoria dos fluxos operacionais. Por isso, tecnologias como robótica, mobile, bigdata, automação e sharing economy fazem parte nossa operação. Iniciar uma empresa que pensa a logística do futuro é uma consequência óbvia para nós”, destaca.
A Moove já nasce com uma carteira de clientes com marcas importantes, como PagSeguro, Ifood e DressTo, além de 150 colaboradores. “Hoje, a Moove já é um dos operadores logísticos mais ágeis e flexíveis do mercado. De acordo com o executivo, a expectativa é que a Moove cresça 40% em 2019 e entregue cerca de 300 mil encomendas por mês. A Flash Courier como um todo realizou 18 milhões de entregas só em 2018, uma média mensal de 1,5 milhão de encomendas.
“No transporte pretendemos ser a empresa mais moderna e com a maior qualidade, criando uma alternativa para o Sedex”, destaca. O CEO lembra que o empreendedor do pequeno e-commerce do interior ainda depende dos Correios para fazer suas entregas. “Por isso, a Moove também vai atuar junto a esses players, conectando-os aos pequenos transportadores locais”, finaliza.