A Motocar, única fábrica brasileira de triciclos, registrou a marca histórica de 3 mil unidades vendidas em três anos no Brasil. Nesse período, o faturamento da fabricante foi de R$ 40 milhões. A fábrica, localizada na Zona Franca de Manaus, possui capacidade para produzir até 200 unidades por mês.
Com um produto inovador, personalizável para atender às necessidades de diversos modelos de negócios, a Motocar pretende ser uma opção ao mercado de veículos de carga expressa (até 350 kg).
A empresa já conta com mais de 20 concessionárias pelo país. A expectativa, de acordo com o diretor comercial, Carlos Venceslau, é abrir mais 40 pontos de venda e vender mais dois mil triciclos até o final de 2018.
O mercado de triciclos é pouco explorado no Brasil, mas é popular em outros países, inclusive na Europa. Apesar de ainda serem pouco conhecidos pelo público, os triciclos são uma alternativa para o setor de transportes de passageiros, por serem mais seguros, confortáveis e higiênicos do que mototáxis.
No mercado corporativo, os triciclos são uma opção para vários tipos de negócios como alimentício, delivery, agronegócio, food service e logística. “Os triciclos são sinônimos de economia. Eles têm 1/3 do custo de um veículo utilitário, considerando o custo de aquisição, combustível, manutenção. Chegam a fazer 25 quilômetros com um litro de combustível, enquanto um utilitário faz apenas nove quilômetros. Além disso, os modelos destinados ao transporte de pequenas cargas, MCA-250 e MCF-250 que são homologados pelo DENATRAN e o IBAMA têm a capacidade de carregar até 350 kg”, diz Venceslau.