O Porto do Itaqui atingiu a marca inédita de 15,7 milhões de toneladas movimentadas, em 2012. O número significa um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. A elevação é atribuída, principalmente, ao incremento nas importações de derivados de petróleo (7%) e de fertilizantes (33%) somados às exportações de soja (10%) e milho (1.330%).
O Complexo Portuário de São Luís encerrou o ano com o recorde de 133,8 milhões de toneladas movimentadas. Com o desempenho, o Porto do Itaqui supera a meta planejada para o ano passado, que de 15,3 milhões de toneladas.
Para 2013, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) programou a movimentação de até 17 milhões de toneladas, meta que poderá ser revista. O número de navios que atracaram no Itaqui passou de 786, em 2011, para 822 em 2012, um acréscimo de 5%. No Complexo Portuário, o número de embarcações chegou a 1.691.
A projeção de movimentação de cargas no porto maranhense está diretamente associada à captação de novas cargas e à realização de obras importantes, como a recente concretização do berço 100; o novo píer petroleiro (108) e o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) – as duas últimas com previsão de entrega no final deste ano -, mas também a novos empreendimentos como pellets e celulose, derivados de petróleo (refinaria) e contêineres.
Fonte: Valor
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.