Multimodal – Martin-Brower adquire ativos da Keystone, do frigorífico Marfrig

A Martin-Brower (Fone: 11 3687.2800) é a nova detentora do braço de logística da Keystone, após negociação de venda com o Marfrig. Toda a operação recebeu investimento de US$ 400 milhões e deve ser completada entre novembro e dezembro desse ano, quando os ativos da Keystone passarão definitivamente para a Martin-Brower. “Com essa operação, passaremos a ser ainda mais globais. Nossa participação sempre envolveu países como Brasil, Irlanda e Estados Unidos. Agora, com a compra da cartela de clientes da Keystone, chegaremos a outros países, como Inglaterra, França, Austrália, Nova Zelândia e Coréia do Sul”, comemora Tupa Gomes, presidente da Martin-Brower para a América Latina.

Dentro do negócio realizado, os clientes da Keystone, cujo maior atrativo é o McDonald’s, passam a pertencer à Martin-Brower, que ampliará os trabalhos de distribuição também para países como Malásia, Bahrain, Emirados Árabes, Kuwait e Qatar.
A empresa é o maior distribuidor para o McDonald´s nos Estados Unidos e exclusivo no Canadá, Irlanda, Brasil e América Central. No Brasil, a empresa chegou na década de 1980 para atender com exclusividade ao McDonald´s, porém, com o crescimento e potencial do segmento de food service brasileiro ampliou sua participação no mercado e atualmente atende também outras grandes redes de restaurantes. “Nosso foco é atender redes de restaurantes e sempre buscamos crescimento. Percebendo a carteira de clientes da Keystone e sua participação internacional, percebemos que era a nossa opção de crescimento ideal para o momento. Com a aquisição, passaremos a distribuir produtos para a rede McDonald’s em outros países”, continua Gomes.

Ao integrar as atividades realizadas pela Martin-Brower com o McDonald’s no Brasil, Estados Unidos, Canadá e América Central, com as atividades da Keystone Foods, dedicada ao negócio de distribuição para a rede em outros continentes, fica garantido que o McDonald’s recebe um serviço consistente, além de ter a marca protegida em sua operação global.

Essa integração, além de ser enfocada nos colaboradores, ainda conta com a união dos 5 centros de distribuição nos Estados Unidos, 10 na Europa, 9 na Ásia-Pacífico e 4 no Oriente Médio pertencentes à Keystone. “A aquisição da Keystone nos dará uma postura global com respaldo de uma empresa presente em mais de 15 países. Essa mudança irá fortalecer ainda mais a marca Martin-Brower. Estamos nos preparando há muito tempo para esse desafio de alinhamento de marca e foco de estratégia, e essa aquisição se mostra como mais uma etapa no processo natural de desenvolvimento da empresa em nível mundial”, analisa o presidente da empresa para a América Latina.

As operações no Brasil não devem sofrer alterações em curto e médio prazo. Em longo prazo, Gomes acredita que as principais mudanças ocorrerão na cultura da própria empresa, já que um novo modelo global de gestão, atualizado com o mercado externo, deve surgir no cotidiano da companhia. “Buscaremos ficar alinhados com o que há de melhor em termos de gestão no exterior”, completa. As reestruturações que envolvem os colaboradores de ambas as empresas ainda não foram decididas.

Outros investimentos e previsões

Apenas em 2011, a Martin-Brower disponibilizou R$ 100 milhões para serem alocados em centros de distribuição e novos caminhões para suprir a demanda atual dos clientes da companhia.

Os investimentos em 2012 serão enfocados em reestruturar as operações da empresa com a compra da parte logística da Keystone, no Brasil e no mundo. “Como essa foi a maior aquisição realizada pela Martin-Brower até hoje, vamos ter de estudar como isso tudo será absorvido da melhor maneira. Os investimentos do ano que vem serão feitos para viabilizar todo esse negócio, uma vez que ele estará definitivamente em nossas mãos”, conclui Gomes.