Multimodal: Tecnologia da Pacer acompanha motociclistas a serviço da logística

Para diminuir custos, o escritório de advocacia Pinheiro Neto (Fone: 11 3247.8400) adotou um sistema que permite acompanhar, via web, a entrega de documentos realizada por seus motociclistas engravatados. Com isso, já reduziu em 20% os custos de transporte de documentos de suas sedes no Rio de Janeiro, RJ, e em São Paulo, SP.

O SIGEN – Sistema de Gerenciamento de Encomendas, desenvolvido pelas equipes de logística e TI da Pacer Logística (Fone: 21 3161.8600), em parceria com uma empresa terceirizada de desenvolvimento de sistemas, utiliza o conceito de escalabilidade. Em outras palavras, pode oferecer diversas soluções ao cliente, sem perder performance ou se deparar com gargalos de compatibilidade com as várias linguagens de software.

De acordo com Alexandre Caldas, diretor da Pacer, a solução permite o registro, a atualização e contabilidade de todas as operações de transportes feitas para os clientes do Pinheiro Neto. “Desenvolvemos um módulo no nosso sistema para uso exclusivo deste cliente. Assim, ele pode controlar os gastos com transporte de documentos dos clientes e cobrá-los individualmente pelo trâmite intenso de sua papelada para fóruns, cartórios, repartições públicas, etc. Sem este registro, não era possível cobrar pelo serviço. Agora, tudo fica cadastrado eletronicamente para emissão de fatura separada dos serviços de advocacia”, detalha.

Antes da contratação, o Pinheiro Neto utilizava motociclistas e agentes próprios para não correr riscos de terceirizar o transporte, que é uma área fundamental em sua atuação. Segundo Caldas, o desejo era atender aos clientes de forma segura no fluxo de informações que geralmente são extremamente sigilosas. “Conosco, eles encontraram não só isso, mas também uma parceira operacional no setor de logística”, comenta.

De maneira geral, incluindo outros clientes, além do Pinheiro Neto, nas entregas que realiza a Pacer mantém uma rede de agentes que auxiliam e fazem o papel do substituto operacional, sendo responsáveis pela rastreabilidade de todo o processo. No caso do escritório de advocacia, foi desenvolvido um ambiente web em que o usuário pode tirar os próprios pedidos, cadastrar seus próprios clientes, gerar relatórios, cobrar, etc., sem misturar seus fluxos de informações com o da Pacer e dos seus clientes.

Empresas de qualquer ramo de atuação podem fazer uso do SIGEN. Os segmentos atendidos pela Pacer atualmente vão desde advocacia, passando por tecnologia, petróleo até indústrias em geral. “Nossa tecnologia apenas apoia uma demanda do cliente, que encontra na Pacer uma forma de ter um atendimento personalizado e fazer com que seu produto seja tratado de forma correta”, comenta Caldas.

Ao falar sobre o atendimento personalizado, o diretor da empresa de logística destaca que caso haja alguma falha na entrega, o usuário do SIGEN tem facilitado o processo de reclamação, localização ou eventual indenização. Além disso, ele afirma que a Pacer consegue priorizar as entregas de acordo com a modificação da situação, já que o sistema contempla diversas funções que podem sinalizar a qualquer momento que a entrega que tinha prioridade 10, no momento inicial, passou a ter prioridade 01(máxima).

Outro aspecto enfatizado por Caldas é a segurança. De acordo com ele, quando é solicitado algum serviço que demande a ida ao cliente de algum agente da Pacer, seja motorista, motociclista ou mensageiro, o software envia um e-mail com os dados do pedido e com a foto do agente, seguido de RG e CPF. Para reforçar ainda mais a segurança, é comum que os clientes reenviem o e-mail para os clientes deles, dando, assim, maior confiabilidade e agilidade ao processo, pois se encurtam etapas de liberação de entrada do profissional nos pontos de coleta/entrega.

O SIGEN é desenvolvido em etapas. Caldas explica que a Pacer foi motivada pela falta de uma solução no mercado que atendesse às suas expectativas e necessidades e, também, pelo interesse em oferecer um serviço diferenciado. A primeira etapa é a de Controle do Fluxo de Pedidos, na qual a empresa permite ao cliente realizar solicitações de serviços sem que haja perda de rastreabilidade das mesmas. A Pacer batizou esta primeira etapa do desenvolvimento de “transparência”, já que toda a movimentação do objeto pode ser acompanhada via web, por meio de login e senha.

Na segunda fase são desenvolvidos relatórios que estão à disposição do cliente a fim de que ele possa fazer melhor a gestão de seus custos, ter conhecimento do centro de custo dos serviços, elaborar os mais diversos tipos de curvas ABC, etc. Por fim, o terceiro passo é a personalização, no qual é iniciado o processo de desenvolvimento de soluções customizadas.

Expectativas e mercado

O diretor não titubeia em falar que a Pacer não tem a intenção de usar soluções deste tipo como produtos, mas, sim, como uma forma de mostrar ao cliente que é possível estreitar o relacionamento conhecendo melhor suas necessidades e pontos de gargalos. “A Pacer dá uma solução logística e de bônus, quando assim exige a situação, damos um módulo personalizado do nosso sistema, com características próprias, não um clone ou uma maquiagem”, assegura.

Outra empresa que utiliza um módulo desenvolvido pela Pacer é a Nokia Siemens Network. Caldas conta que a empresa venceu uma concorrência para realizar o gerenciamento de toda a cadeia de transportes deste cliente no Brasil, tornando-se a única empresa local em todo o mundo a ser escolhida pela Nokia Siemens Network para este serviço.

Apesar de reconhecer que a Pacer não é do tamanho de grandes operadores logísticos globais, o executivo comemora o fato de as grandes empresas, cada vez mais, optarem por soluções locais às suas questões, e não por processos de padrões mundiais e globais que, na maioria das vezes, engessam o processo. “Esperamos que cada vez mais as empresas consigam enxergar a proposta da Pacer, que é oferecer agilidade, transparência e disponibilidade. Ressalto até a disponibilidade como sendo algo que faz a diferença em um meio competitivo como o nosso”, finaliza.