A gigante do setor de energia e commodities Vitol anunciou na última terça-feira, 31, a compra de 50% do GDE (Grupo Dislub Equador), sexta maior rede de postos do país.
Não foi a primeira aquisição da Vitol no Brasil, ainda altamente concentrado nas mãos de companhias como BR, Raízen e Ipiranga.
Em outubro de 2018, a Vitol já havia adquirido 50% da empresa de distribuição de combustíveis Rodoil, líder do setor no Sul.
A GDE abastece cerca de 430 postos bandeirados e outros clientes em 15 estados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Com o negócio, a perspectiva é consolidar a posição do GDE, com vendas de 1,4 bilhão de litros por ano e faturamento anual de R$ 5 bilhões.
Também no ano passado, a multinacional Glencore havia comprado 78% de participação na Ale Combustíveis, quarta maior distribuidora do Brasil.
O grupo Total anunciou ainda em 2018 o negócio de distribuição do Grupo Zema no Brasil, com uma rede de 280 postos de serviços e instalações de armazenamento de derivados de petróleo e etanol, localizados principalmente em Minas, Goiás e Mato Grosso.
Fonte: Folha de S. Paulo