A Multiplan inaugurou, na última quinta-feira, 23 de novembro, o ParkShopping Canoas. Em um cenário da pior crise enfrentada pelo Brasil, a Multiplan investiu aproximadamente R$ 500 milhões e construiu o mais completo empreendimento do país: que une natureza, entretenimento e compras. Somado ao valor investido pelos lojistas, o total é de R$ 750 milhões. Um shopping único, interligado a um amplo parque através de uma passarela, que possui ainda a maior arena de patinação no gelo do país, além de 264 lojas, sete salas de cinema e um centro de eventos para 1.200 pessoas, entre outras atrações.
O ParkShopping Canoas está mudando a vida de toda uma região, ao gerar até 2.500 empregos diretos durante a obra e agora mais de 3 mil em sua operação. Foi a maior oferta de emprego da região no último ano, sendo responsável por mais de 90% do banco de empregos da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. A abertura do shopping beneficiará mais de um milhão de pessoas pois sua área de influência atinge toda a Grande Porto Alegre e a região do Vale do Sinos, importante região industrial do Rio Grande do Sul. O ParkShopping Canoas situa-se a 10,8 km do Aeroporto Salgado Filho, a 26 km de São Leopoldo e a 30 km de Novo Hamburgo, sendo ponto de passagem para milhares de pessoas dessas regiões devido à cidade estar localizada nas margens da BR-116, principal eixo rodoviário do país.
“A Multiplan é uma das maiores geradoras de empregos do país. Temos mais de 80 mil trabalhadores em nossos shoppings e somos responsáveis por uma enorme geração de renda e impostos. Nunca deixamos de acreditar no Brasil. As crises vêm e vão e nós estamos sempre investindo. Porque acredito que nós empresários somos os responsáveis por incentivar a economia”, explica o presidente da Multiplan, José Isaac Peres.
Para melhorar os acessos, a circulação da região e aprimorar o paisagismo, a Multiplan investiu R$ 35 milhões em construções de vias, sinalizações, calçadas, subestações de energia e linha de transmissão. As obras vão desde o alargamento da BR-116 à duplicação da Avenida Farroupilha, reformulando um total de 2,7 km de vias em uma área de 25 mil m². A empresa também construiu uma moderna passarela de 80 metros, de aço e vidro, que liga o Parque Municipal Getúlio Vargas ao shopping, com acesso direto através de escadas rolantes e elevadores.
Em setembro de 2016, a Multiplan inaugurou a expansão do parque Getúlio Vargas, um investimento de R$ 14 milhões, que criou uma área verde interativa e integrada ao shopping. O parque passou a oferecer uma série de atrações para toda a família, como espaço de entretenimento infantil (play aventura e play lúdico), labirinto, equipamentos de ginástica para adultos e pista de caminhada. A área também conta com um anfiteatro com capacidade para 400 pessoas e um lago artificial de 7.000m² com decks e uma esplanada de acesso com espelho d’água. A área recebeu novo paisagismo com vegetação nativa.
O ponto alto é o show de águas dançantes com sonorização e iluminação sincronizadas, semelhantes às encontradas em grandes parques internacionais. O equipamento, de fabricação alemã, conta com 35 chafarizes, dispostos numa extensão de 100 metros, que lançam jatos de água com até 10 metros de altura, em movimentos associados ao ritmo de diversas músicas. À noite, o sistema conjuga fachos de luzes coloridas à dança das águas.
“O nosso objetivo sempre foi melhorar a qualidade de vida das pessoas, para que elas transformem os shoppings em ponto de encontro da família e de seus amigos. Ao longo do tempo, percebemos que o consumidor queria mais espaços abertos, ao ar livre, para interagir. Por isso, quem vier ao ParkShopping Canoas terá uma experiência completa, com o parque e o mall integrados. É um shopping verde, cercado de verde”, acrescenta Peres.
Além da área externa, dentro do shopping também haverá muita diversão: foram construídas duas áreas infantis, uma com design do consagrado do artista Carlos Vergara e outra de capacidade física, com brinquedos de cordas e barras. O shopping possui ainda lago de carpas e áreas com jardins para relaxamento. Além disso, o empreendimento oferecerá wifi gratuito, o mobiliário do mall terá carregador de celular e os clientes poderão desfrutar de um chimarródromo, onde também retirarão água na temperatura exata para fazer sua bebida.
A arena de patinação pode ser adaptada em uma ampla praça para eventos festivos que serão realizados ao longo do ano. O shopping possui ainda uma praça de alimentação de 2.400 m² com amplo pé direito, 12 metros de altura, onde está instalado um painel cinematográfico de Led de 63 m², o maior em um empreendimento fechado no Brasil, que exibirá vídeos, shows e jogos esportivos. Tudo isto dentro de uma área de vão livre de 150 metros de extensão por 40 metros de largura.
O ParkShopping Canoas possui ainda o mais moderno Centro de Eventos, com gerador de energia dedicado, com capacidade para 1.200 pessoas sentadas, que pode receber grandes shows, espetáculos teatrais, festas, cerimônias, celebrações, convenções. Há também um Centro Ecumênico: um espaço onde as pessoas de todas as religiões podem desfrutar de momentos de serenidade, paz e reflexão.
O shopping terá 264 lojas, com uma área construída de 136 mil m² e 48 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). Serão 2.600 vagas de estacionamento, das quais 1.500 cobertas, com sensores que indicam as vagas disponíveis.
O sucesso do ParkShopping Canoas se traduz na sua locação: no atual cenário nacional o empreendimento abrirá com 93% de sua área bruta locável (ABL) já ocupada. As maiores âncoras nacionais estão presentes, como Renner, Lojas Americanas, Riachuelo, HotZone e Centauro. Entre os destaques, estão o Zaffari Supermercados, que terá sua primeira operação fora de um empreendimento próprio no Rio Grande do Sul, e a Forever 21, rede norte-americana de fast fashion que hoje conta com uma única loja em Porto Alegre no BarraShoppingSul e 15 no Brasil.
O novo shopping também oferece operações de restaurantes como o BAH, Applebee’s, Picnic, Las Leñas e Petiskeira. As sete salas de cinema têm capacidade para 1.350 pessoas e serão operadas pela UCI. Uma das salas será a Xplus, com projeção 3D de última geração, definição 4K em uma tela gigante e som Dolby Atmos. O empreendimento possui também uma moderna e completa academia SmartFit, com 2.15 m².
“Canoas está no centro de uma área com uma grande demanda e com poucas opções de consumo e de lazer. Temos ali uma confluência de cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Sinos. Construímos um shopping moderno, com a tecnologia mais moderna disponível para interação e ainda priorizamos a sustentabilidade do empreendimento”, relata Peres.
O empreendimento foi totalmente desenvolvido e construído pela Multiplan com foco na sustentabilidade e no baixo custo condominial, com destaque para a maior planta fotovoltaica já construída sobre um empreendimento na América do Sul. Numa área de 18 mil m², estão instalados 4.160 painéis fotovoltaicos com capacidade de produção de 1.3 megawatts. O empreendimento possui ainda 13 árvores com placa solares no estacionamento, sistema de reuso de águas pluviais, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), luminárias com lâmpadas LED de máxima eficiência energética, e utilização de vidros “low-e”, de alta performance, com redução significativa do consumo de energia e do ar condicionado. Todas essas características já qualificaram o empreendimento para receber a pré-certificação do selo Leed, o selo que reconhece o alto padrão de sustentabilidade do empreendimento.
Ficha Técnica do Shopping
Área do terreno: 93.600 m2
Área de construção: 136.066 m2
ABL (área bruta locável): 48.000 m2
Número de lojas: 264
Número de âncoras: 9
Número de megalojas: 9 megalojas
Supermercado: 1
Estacionamento 2.500 mil vagas, sendo 1.500 cobertas
Cinema: 7 salas stadium
Restaurantes: 8 operações
Fast Foods: 26 operações com 1.100 lugares
Centro de Eventos: 2.400 m2 e capacidade para até 1.200 pessoas
Escadas rolantes: 16
Elevadores: 10