A MultiRio, empresa do grupo Multiterminais, concluiu o processo de expansão do terminal de containers do Porto do Rio de Janeiro com a entrega do Portainer Super Post Panamax, um guindaste de cais para movimentação de contêineres, que veio a China para o Brasil inteiramente montado. A partir de agora, a MultiRio conta com cinco portêiners, além dos atuais três MHCs (Mobile Harbour Crane) e amplia a sua capacidade de movimentação de cargas, o que reflete em agilidade no processo de carga e descarga dos navios.
“Em 2011, olhamos para o Porto e entendemos que ele não teria infraestrutura para receber os navios grandes que estão navegando na Europa, Estados Unidos e Oriente, e isso nos faria perder competividade. Isso porque os navios estão crescendo e era real a necessidade de expandir para termos condições de atendê-los no Porto do Rio de Janeiro. Naquele momento decidimos que investiríamos para fazer do porto fluminense um dos mais competitivos do mundo. Hoje, posso afirmar que atingimos o nosso objetivo”, afirma Thomas Klien, presidente da Multiterminais.
“O Rio de Janeiro tem geografia marítima e terrestre privilegiada. Temos um cais com faixa única que conecta dois terminais, oferecemos agilidade na carga e descarga e podemos ser o ponto de conexão para os maiores navios porta contêiner que precisam levar seus produtos para portos menores. Esse conjunto faz Multiterminais uma escolha vantajosa para quem faz negócios com o Brasil”, acrescenta.
O novo equipamento foi projetado para atender os maiores navios que frequentam a costa Leste da América do Sul, bem como próximas gerações de embarcações. Conta com capacidade de 65 toneladas, sendo capaz de içar contêineres a 49 metros de altura e a uma distância horizontal de 67 metros.
A MultiCar, terminal de veículos do Porto do Rio de Janeiro operado pela Multiterminais, também expandiu passando a contar com primeiro edifício garagem em terminal portuário da América Latina. O investimento nos dois terminais contíguos da Multiterminais, que incluiu ampliação do cais em 560 metros, foi de quase R$ 500 milhões. Juntas, MultiRio e MultiCar passaram a contar com 1.160 metros de cais contínuo.