Na área de Supply Chain, o bom funcionamento de plataforma facilita os negócios

Na era digital, o bom funcionamento de plataformas tecnológicas é fator expressivo para o sucesso, ou fracasso, dos negócios. Na área de Supply Chain essa preocupação é latente: um bom recurso deve otimizar e automatizar as negociações na cadeia de suprimentos. Uma programação errada pode custar milhares ou até milhões de reais.

Essa importância faz com que o mercado de softwares no setor esteja em constante evolução. A expectativa é ter um crescimento médio anual de 10% até 2022, com incremento de US$ 6,51 bilhões, de acordo com estudo conduzido pela consultoria Technavio.

Uma plataforma de Supply Chain consegue melhorar a produtividade, padronizar a aquisição de produtos, agilizar a manutenção de estoque e otimizar a gestão de frete. Hoje, é praticamente impossível administrar e lidar com esses pontos de forma assertiva sem contar com o apoio da tecnologia.

“Os clientes querem uma plataforma estável, com interface simples e intuitiva e que possua recursos únicos e importantes no que toca a solução de supply chain. Ter um BI (Business Intelligence) incorporado à plataforma, por exemplo, faz toda a diferença para a tomada de decisão”, comenta Rui David, CTO da Nimbi.

A empresa, especializada em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos, conta com o apoio da OutSystems, multinacional portuguesa, para conseguir entregar uma plataforma ao mesmo tempo robusta e fácil de usar por todos os participantes. A parceria começou em 2012 e serviu de base para o rápido crescimento da organização nesse período.

Hoje, a Nimbi possui mais de 120 mil fornecedores cadastrados em seu marketplace, responsáveis por transacionar mais de R$ 80 bilhões dentro da plataforma. Com a Outsystems, é possível desenvolver e criar novos módulos de negócios até seis vezes mais rápido do que as tecnologias tradicionais.

Assim, a companhia consegue estar atenta às tendências do mercado de gestão de Supply Chain. Ainda neste ano deve lançar a plataforma mobile para os clientes acessarem os recursos pelos smartphones. A validação de transações por meio de blockchain também é uma realidade próxima.

“A OutSystems está constantemente atenta às novas tecnologias e consegue incorporar essas novidades. Para nós, isso se traduz em mais velocidade de entrega e mais valor em nossas aplicações”, conclui Rui David.