A naPorta, startup brasileira pioneira dedicada à logística de impacto para áreas restritas, realizou seu primeiro encontro corporativo sob o tema “Muito Além da Entrega – a logística como estratégia ESG para gerar impacto”, projetando uma expansão ambiciosa para o ano de 2024.
O evento, que reuniu líderes do setor logístico, parceiros comerciais e membros da comunidade, destacou os objetivos estratégicos da naPorta para o ano em curso. Dentre eles, destacam-se a expansão das operações em territórios restritos, com ênfase na inclusão de comunidades marginalizadas e de difícil acesso em todo o Brasil.
Um dos principais focos da naPorta para 2024 é atingir uma cobertura de 100% na cidade do Rio de Janeiro (RJ), além de expandir para outras regiões-chave, como Vitória (ES), Niterói e São Gonçalo (RJ) e Santo André (SP). Campos de Goytacazes (RJ), Itaguaí (RJ) e região dos Lagos também são foco, pois demoram de 5 a 7 dias para receber encomendas. Essa expansão estratégica visa suprir uma demanda crucial por serviços de entrega em áreas onde a logística tradicional enfrenta desafios significativos. “A nossa missão em operações e expansão é atender hoje todos os nossos clientes, no caso as empresas que trabalham junto com a gente, e levar todos os nossos clientes para 100% das nossas bases”, diz Leonardo Medeiros, COO da naPorta.
Expansão carioca
E um grande desafio é a gente ter a presença em 100% da cidade do Rio de Janeiro. Em breve, a naPorta vai conseguir levar todos os produtos de seus clientes, garantindo a entrega não só nos bairros que todas as transportadoras costumam dizer, mas nos bairros e também nas comunidades onde ninguém consegue chegar. A chamada “Zona Oeste 2”, pela naPorta que abrange Campo Grande, Bangu, Realengo, além Jacarepaguá e Barra da Tijuca, já atendidos pela logtech. E incluir também a zona Norte, onde há a maior concentração de territórios restritos que existe no Brasil inteiro.
Parcerias e aceleração de aprendizados
A logtech também estabelceu uma parceria com a TecBan (rede de Bancos 24 horas) com a instalação de lockers em algumas comunidades. Isto garante maior eficiência e menos insucesso na entrega, pela otimização de oportunidades de concretização na última milha. Uma vez que nem todas as moradias de comunidade possuem portaria, o Locker traz a conveniência de que o morador receba sua entrega no prazo.
Por atender com multisegments (desde moda a produtos pet) a naPorta se desafiou mais uma vez. Agora no segmento de saúde. A logthec está sendo aceleradda pelo Grupo Fleury com o intuito de desenvolver uma solução para atender o mercado de medicamentos.
Frota elétrica e novo crossdocking
Em São Paulo, a naPorta faz mais investimentos. Antes do final deste semestre, um novo crossdocking vai atender a zona leste. A abrangência alcançará os bairros de Itaquera, Guaianazes, São Mateus, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e a cidade de Ferraz de Vasconcelos. E na zona norte da cidade, estreia a nova frota 100% elétrica na Brasilândia, com um furgão realizando coletas e entregas também, tuk-tuk e moto. Alinhado com as práticas de ESG e promovendo impacto ambiental positivo. “Nossos avanços e investimentos são feitos visando o futuro da naPorta, nossa iniciativa que nasceu para gerar impactos estruturais na sociedade e promover soluções. Poder nos expandir como empresa aumentandoo alcance, complexidade e profundidade do impacto que podemos causar, e nas melhorias conjuntas que podemos alcancar como sociedade, tem sido revigorante e estimulante” comenta Sanderson Pejeú, CEO da naPorta
Treinamento e Desenvolvimento do time
Também vamos profissionalizar todo o nosso time de operações e entregadores com o curso de certificação do SENAC. Esse curso tem diversos módulos que a gente consegue trabalhar, então a gente está só começando com eles e, enfim, é um objetivo que a gente vai conseguir levar adiante para o ano de 2024. Além da capacitação do SENAC, o time naPorta também vem se desenvolvimento nas frentes de atendimento, dividindo as equipes pela maturidade das contas, um novo time de tecnologia para garantir as integrações e a estratégia de “CEP Digital”. Tudo para manter o nível de serviço e humanização no processo de entrega em toda a cadeia logística, com novos processos e funcionalidades, como a integração via whatsapp e um função de rastreabilidade dos pedidos via site.
“A naPorta continua comprometida com sua missão de criar um impacto nas comunidades que atende, proporcionando acesso a serviços de entrega confiáveis e de qualidade em áreas anteriormente negligenciadas pela logística tradicional.” comenta Katrine Scomparim, uma das fundadoras e sócias da naPorta. O propósito de inclusão aliando tecnologia, pessoas e inovação é o que faz a naPorta uma das empresas mais valiosas na nova logística,atendendo os chamados “territórios restritos”, que englobam comunidades ribeirinhas, indígenas, favelas e outras localidades onde a logística convencional falha em fornecer serviços de entrega com comodidade, segurança e rapidez.