Com mais de 30 mil itens entregues anualmente em todo o território nacional, a Nepin, distribuidora de acessórios industriais que conta com um dos maiores estoques de peças Danfoss do Brasil à pronta-entrega, investe incessantemente em uma logística cada vez mais sólida e eficiente para sustentar suas operações.
“Não somos uma empresa de logística, mas ela desempenha um papel central nas nossas atividades. Contar com uma logística estruturada é essencial para alcançarmos os excelentes resultados que temos acumulado ano após ano”, analisa o diretor da Nepin, Marcelo Negretti.
A empresa possui duas unidades, localizadas nas cidades de São Paulo e Chapecó, SC, que contam com estoques de 1.000 e de 500 m², com armazenamento atual de cerca de 50 mil e 10 mil itens, respectivamente. O executivo destaca, porém, que a Nepin lida com produtos de dimensões bastante variadas, desde pequenas válvulas e acessórios que cabem no bolso, até peças de grandes dimensões que chegam a pesar mais de 300 kg.
Com distribuição em todo o Brasil, as entregas realizadas pela Nepin têm como principais destinos os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul e a Região Sul do Brasil. Os produtos da divisão de drives e da divisão de automação industrial são os principais itens expedidos a partir da unidade paulista, enquanto a unidade de Chapecó se destaca com as linhas de refrigeração industrial e heating.
Todos os meses, são entregues cerca de 1.700 itens nas unidades da Nepin. Negretti explica que, assim que as cargas chegam, passam por uma inspeção quantitativa e visual, para a verificação da integridade do produto quanto a possíveis avarias, por exemplo. “O material aprovado recebe uma identificação da Nepin e do responsável pela conferência e é encaminhado para o estoque, respeitando o local de armazenamento conforme o endereçamento no nosso sistema, estando então apto para ser distribuído posteriormente para nossos clientes”. Todo o processo de armazenagem e de expedição da Nepin é certificado pela ISO 9001 e segue os padrões de qualidade estabelecidos pela norma.
Ao todo, são realizadas mais de 2.500 entregas mensais diretamente nas unidades dos clientes da Nepin. Para as entregas realizadas a partir de São Paulo, o tempo médio é de um dia útil a partir da realização do pedido ou de três dias úteis para produtos estocados em Chapecó que necessitam de um redespacho por São Paulo. Para as cargas entregues na Região Sul a partir da unidade catarinense, o tempo também é de apenas um dia útil.
Com o objetivo de garantir a agilidade na distribuição dos pedidos, a Nepin trabalha com equipe própria de transporte e também com empresas terceirizadas de logística, desde os Correios até transportadoras especializadas e motoboys para distâncias menores, com a realização do monitoramento e do rastreamento das entregas. Além disso, os clientes também podem retirar pessoalmente os pedidos nos balcões de expedição das unidades da empresa. “A atenção à logística é essencial para o nosso negócio. De nada adiantaria manter um relacionamento próximo com os compradores, prestar um trabalho excepcional no momento da venda e contar com a maior variedade de produtos, se pecássemos justamente na hora de atender à urgência do cliente. Nosso compromisso é com a entrega do produto correto, da maneira mais rápida possível, garantindo a satisfação dos nossos parceiros”, finaliza Negretti.