A Nestlé vem utilizando, há
mais de um ano, o serviço de cabotagem da Aliança
Navegação e Logística (Fone: 11 5185.5600)
para distribuir os seus produtos nas regiões Norte e Nordeste.
Foi realizado um estudo para mudança do modal – análises
do perfil do mercado e o seu respectivo impacto na Rede de Distribuição
– e a decisão de substituir parte do transporte rodoviário
pelo modal marítimo se deve à qualidade do serviço
porta-a-porta oferecido pela Aliança, batizado recentemente
de BR-Marítima.
Segundo o chefe de Operações de Transporte Nacional
& Internacional da Nestlé, Marco Antônio Dominguez,
a participação da cabotagem na logística da
empresa cresceu consideravelmente quando comparada com os anos anteriores.
“O aumento do número de navios e da freqüência
nos portos estimulou uma maior utilização da cabotagem,
bem como a mudança da matriz de transportes da empresa para
o atendimento das regiões Norte e Nordeste. Atualmente, o
tempo total de transporte porta-a-porta é de 7 dias para
Recife e de 9 dias para Fortaleza. Esse transit-time foi possível
graças ao trabalho elaborado em parceria pela Aliança
e Nestlé”, afirma.
Além da baixa incidência de avarias, outras vantagens
apontadas por Dominguez com relação à cabotagem
são a integridade da carga, a regularidade do serviço
e o preço competitivo. “A Aliança oferece mais
segurança e preços competitivos em relação
ao transporte rodoviário. A redução geral de
custos com transporte foi significativa não só no
frete, mas também nas demais condições que
envolvem o transporte. Além disso, a Aliança vem apresentando
alternativas que visam a melhor utilização da cabotagem,
como uma programação semanal de navios nos principais
portos do país”, explica Dominguez.
A entrega programada no destino é, segundo ele, um outro
diferencial da cabotagem da Aliança, uma vez que permite
uma melhor gestão do recebimento. O armador prioriza as cargas
críticas e leva em consideração as necessidades
de movimentação dos Centros de Distribuição.
“Todo o processo, desde a retirada até a entrega, é
realizada pela Aliança (porta-a-porta). Mas, é bom
destacar, operamos principalmente com a Aliança, porém,
temos, também, outros grandes prestadores de serviços
para esse modal”, expõe o chefe de Operações
da Nestlé.
Como relação aos produtos transportados, Dominguez
diz que, com exceção daqueles que necessitam de temperatura
especial (shelf life baixo), o restante é factível.
“Produtos perecíveis possuem um ‘shelf life’
baixo. Quando falamos em cabotagem, sem dúvida, pela própria
característica desse modal, o transit time é maior,
ou seja, deve ser feita uma análise mais criteriosa”,
completa.
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