Nimbi desenvolve ferramenta para otimizar processos logísticos na cadeia de suprimentos

Em um país com extensão continental como o Brasil, a logística é item crucial para o sucesso da maioria das empresas. Contudo, a infraestrutura inadequada dos modais, os custos envolvidos e a dificuldade de gerenciamento da área são desafios para a entrega das mercadorias. Esse cenário faz com que as empresas de supply chain desenvolvam soluções para otimizar essa demanda.

É um tema que realmente merece atenção especial. O custo dos processos logísticos no faturamento das empresas aumentou de 11,73% em 2015 para 12,37% em 2017, segundo a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral (FDC). É um incremento que corresponde a R$ 15,5 bilhões.

Por conta disso, a Nimbi, empresa de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos, lançou uma nova ferramenta para seus clientes: a Transporta. Com ela, as empresas conseguem gerenciar todos os processos logísticos relacionados a seus produtos, reduzindo custos de transporte, eliminando perdas referentes a quebras e garantindo que todos os serviços acordados sejam cumpridos.

Disponível na plataforma, a solução proporciona uma gestão unificada da área, começando pela paletização (organização da mercadoria em pallets para otimizar o espaço no veículo utilizado) e roteirização de viagens, a oferta estruturada dos fretes às transportadas, agendamento de entregas e o monitoramento e gestão de ocorrências ao longo de toda a sequência, concluindo com a confirmação de que chegou ao destino.

“A gestão logística é vital para qualquer processo de otimização da cadeia de suprimentos se analisarmos o TCO (Custo Total de Propriedade) e não só o preço. Não adianta negociar bem, com processos claros e bem definidos de compras, se no fim o transporte da mercadoria para o destino final não seja executado de forma eficiente”, explica Felipe Almeida CEO da Nimbi.